3º Dia - "Al Mossassa"- Marwan (Ano de 877 d.C.)


Na sexta-feira, dia 3, as festividades ainda não se faziam sentir com o entusiasmo esperado, pois estava a ser montada e encenação do acontecimento. Mas no dia seguinte quando chegámos a Marvão, já tudo era festa e sem dúvida recreação histórica bem interessante.
O dia, ao contrário do anterior, estava soalheiro e a leve brisa quente, fez com que a tarde e início de noite, passadas em Marvão, fossem extremamente agradáveis.

Marvão celebrava no fim-de-semana de 3, 4 e 5 de Outubro, pelo 3º ano consecutivo, a festa da sua fundação, a “Al Mossassa”. Dando mais uma vez as mãos a Badajoz, cidade com quem partilha o mesmo progenitor, Ibn-Marúan, que com rebeldia e sede de independência, lutou para construir uma nação no território entre terras de Marvão e Badajoz, há doze séculos atrás.

Num momento em que as feiras medievais proliferam por toda a parte, Marvão recordou mais uma vez as suas origens árabes e homenageou o seu rebelde fundador, figura ímpar e visionária que mesmo a tantos séculos de distância consegue unir o que as fronteiras e a história separaram.

A parte alta da vila transformou-se numa deslumbrante máquina do tempo que nos transportou directamente para o século IX, para os tempos da sua fundação. Com muita animação, o "Mercado das 3 Culturas" fez as nossas delícias pelo menos no nosso segundo dia da visita.

O "Mercado das 3 Culturas", foi em Marvão, o palco principal de toda esta festa islâmica que reconstituiu a ambiência das vendas dessa época distante e deslumbrou-nos como um espaço aberto à imaginação e à história, para além de estar repleto de boas recriações e animações que interagiam com os visitantes.

Para além de um ciclo de conferências temáticas, relacionadas com o evento, houve também espectáculos musicais e teatrais, bem como a recriação do mercado árabe de fascinante ambiência, na qual podemos encontrar encantadores de serpentes, dançarinas de ventre, demonstrações de falcoaria, manipuladores de fogo, malabaristas, figuras típicas e artesanato de época. Com muitas tendas de artesanato e gastronomia islâmicas que nos fizeram recuar no tempo e contactar a história ao vivo.
A bela vila de Marvão neste dia, transformou-se numa autêntica vila medieval, e quando a observámos do castelo, mais parecia uma miragem de conto de fadas...

Nenhum comentário: