Salamanca, a Cidade Rosada

A cidade tem uma população de 180.000 habitantes, o que faz dela um lugar agradável, seguro e cosmopolita. Os habitantes, chamados de “salmantinos”, são hospitaleiros, simpáticos e abertos, qualidades que facilitam o gosto por se ficar na cidade em pernoita, quer quando se vai, quer quando se vem de viagem. Assim, e porque já se tinha saído tarde de casa, a noite foi passada mais uma vez em Salamanca.

Quando se chega a Salamanca, encontra-se sempre uma cidade jovem aberta para o mundo, que nas suas ruas apresenta uma mistura de arquitectura e monumentos, tanto clássicos como modernos, e nunca podemos esquecer que estamos em visita a um dos mais importantes e refinados centros culturais de Espanha.
Em Salamanca pode absorver-se a sua cultura quer durante o dia, quer durante a noite, onde nos podemos deleitar em qualquer noite da semana nas centenas de bares e clubes da cidade, pois por ser uma cidade universitária, possui uma intensa vida nocturna. Aos fins de semana, as actividades tanto culturais quanto de lazer e de passatempo aumentam.

Salamanca é uma cidade com uma enorme riqueza monumental, e a zona antiga da cidade é toda feita em pedra de "Villamayor", o que dá um ar e cor distintos à cidade. Além disso, a atmosfera cultural única da cidade apaixona qualquer visitante.
Um lugar de referência e principal ponto da cidade, é a magnifica Plaza Mayor, que é um emblema do barroco espanhol. Outro ponto emblemático é a Universidade de Salamanca, a mais antiga da Espanha. Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha e uma das mais antigas da Europa, junto com as de Bolonha, Sorbonne, Montpellier, Salerno, Oxford e Cambridge, e foi a primeira a conseguir título de universidade.

A cozinha da cidade possui grande reputação. Algumas especialidades são a "chafarina", arroz com pedaços de chouriço (salame espanhol) e carne de porco ou o "hornazo", empanada recheada de carne, presunto (jamón), chouriço, e ovo cozido. O mais comum são os "pinchos", também conhecidos como tapas, que são as pequenas porções de comida, como peixe frito, presunto, carne cozida, etc. Em alguns bares servem-se tapas grátis ao comprar uma cerveja ou taça de vinho. Uma vantagem é que os preços da comida e da bebida são bem em conta, pelo facto de ser uma cidade universitária.
Salamanca é também o coração da Ruta de la Plata, a partir de onde se pode visitar cidades interessantes como Madrid, Avila, León, Cáceres, etc., sendo a passagem por esta cidade sempre bastante recomendável.

*Ler e ver mais sobre a cidade, no marcador Verão 2003 - Espanha .

Fonte: http://www.salamanca.es/ Wikipédia.org

Nenhum comentário: