A Sardana, uma Dança Peculiar

Na região da Catalunha, a dança que marca como símbolo da cultura catalã e que reside numa tradição bem antiga é a chamada "sardana". É a dança nacional da Catalunha e um poderoso símbolo de unidade, de identidade e orgulho catalão e em Barcelona existe inclusive um monumento para reverenciá-la.

A sardana é uma dança de roda, tradicional da região autónoma espanhola da Catalunha. A sardana é mais complicada do que parece e é dançada em círculo por um número indeterminado de pessoas. O êxito da sardana depende da precisão com que os dançarinos contam os passos, curtos e longos, bem como os saltos, o que explica os seus rostos muito sérios.
Os participantes dão as mãos, que ficam levemente erguidas, e realizam os passos correctos, às vezes mais suaves, e noutras, mais saltados, mas sem girar muito. O acompanhamento musical é feito por uma orquestra ao vivo, designada de "Cobla", uma banda de 11 pessoas, de instrumentos populares.
A banda tem um líder, que toca uma espécie de flauta com 3 buracos, a "flabiol", e um pequeno tambor, a "tabla" (uma espécie de pandeireta), que define o ritmo. Na "cobla", há 5 tocadores de instrumentos de sopro, feitos em madeira, e 5 tocadores de metais. Quando a música começa os bailarinos dão as mãos e formam círculos. A sardana dança-se nos fins de semana, nas festas locais e em reuniões especiais, "as aplecs".

A origem da dança é incerta, embora seja possível relacioná-la com os antigos gregos, já que a semelhança na forma de dançar é muito grande. Existem diversos testemunhos que provam a sua existência já no século XIII, mas as referências mais concretas indicam que ela já exista desde o final do século XVI.

Esta dança tradicional catalã, pode ser observada durante todos os meses de Verão, no final da tarde ou em serões. Na cidade de Barcelona, os pontos quentes incluem Plaza Jaume I ao domingo à noite, assim como a vizinha praça junto da Catedral de Barcelona, nas tardes de sábado.
Na rua, numa praça, num parque da cidade, ou em frente a Catedral de Barcelona, por exemplo, podem encontra-se dançarinos de sardana, e qualquer pessoa entra e dança. É divertido e uma óptima oportunidade para contactar com as gentes barcelonesas. Se numa próxima viagem, resolver passar por Barcelona, e a oportunidade aparecer, nem se deve pensar em ter vergonha ou sentir insegurança, o que interessa é experimentar. Não se deve perder um óptimo momento de descontracção!...

Nenhum comentário: