Salamanca


Depois de termos ficado uma noite em Zaragoza, e depois de um almoço em que se degustou uma tenra chuleta de ternera com acompanhamento de saborosos espargos frescos grelhados, partimos direito a casa. Depois de muitos e cansativos quilómetros, fez-se uma paragem obrigatória em Salamanca, para se descansar e jantar, para depois de uma última etapa chegarmos ao nosso local de abrigo permanente.

Salamanca, cidade espanhola e mística... Cheia de monumentos ímpares... Cidade espantosa... Salamanca é considerada por muitos, uma das cidades mais excepcionais de Espanha pelo seu valor histórico, artístico e cultural.
Situa-se na comunidade de Castela e Leão e tem cerca de 200 mil habitantes. Desde dos tempos pré-históricos até à actualidade, que a região salamanquina é habitada. Foi testemunha de muitas civilizações importantes e todas elas ergueram monumentos religiosos e civis, excelentes exemplos da arte arquitectónica europeia.

Tornou-se na Idade Média, um importantíssimo centro cultural por causa das universidades. A mais antiga da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa. Por isto e muito mais a cidade foi declarada pela UNESCO (em 1988), Cidade Património da Humanidade e em 2002, Cidade Europeia da Cultura.

A Plaza Mayor é sem dúvida o monumento mais belo de Salamanca. É de estilo barroco e as obras começaram em 1728. Um magnífico Balzac, esculpido por Rodin, ergue-se no centro da Plaza Mayor. Ponto de encontro, e de passagem obrigatória, nela palpita o coração de Salamanca.

Aqui situa-se o Ayuntamiento de Salamanca, equivalente à Câmara Municipal. Possui também diversas catedrais: a Catedral Vieja (Sec. XII) e a Catedral Nueva (Sec. XVI). Possui também diversos conventos como o de San Esteban e de Santa María de las Dueñas.
O centro histórico agrega-se em torno dos seculares edifícios da Universidade (onde já não são dadas aulas, remetidas, entretanto, para um campus), mas o rendilhado de pedra, que ganha um delicioso tom rosa quando iluminado pelo sol, está presente um pouco por todo o lado.

Miguel Unamuno, que não nasceu aqui, embora se tenha identificado até ao fim com Salamanca, falou de "corales de oro que reverberan al sol desnudo del invierno". Estava certo...
A Universidade é o monumento que mais importância trouxe a Salamanca, mas existem mais universidades e colégios importantes. Tem também, inúmeras casas e palácios. A Casa de Las Conchas possui uma fachada curiosa, toda ela é ornamentada por conchas. O Palacio de Monterrey é majestoso e existem muitos mais palácios e casas em Salamanca.

Por fim vem os museus... Como por exemplo o Museo de Salamanca ou o Museo de Historia de Salamanca. Salamanca é uma cidade calma, sem multidões, sem problemas de trânsito, sem barulho. Uma cidade na qual o tédio não existe, e onde sempre existe algo de novo para se ver. Vale mesmo a pena conhecer esta cidade mística...

Nenhum comentário: