Parque Joan Miró

O Parc Joan Miró, também conhecido por Parc de l'Escorxador, é um parque invulgar e bem distinto, por seguir uma linha futurista e surrealista bem ao estilo de seu inspirador, Joan Miró, importante artista plástico espanhol, ao mesmo tempo pintor e escultor nascido em Barcelona (1893-1983).

Anteriormente, por volta do ano 1881, na área onde o parque está localizado, havia um antigo matadouro (em catalão, escorxador), daí o nome alternativo para este parque. O Matadouro Municipal de Barcelona (Matadouro de Vinyet), do séc. XIX, onde eram abatidos todos os animais destinados ao consumo na cidade. Em 30 de Novembro de 1979 começou a demolição do matadouro, depois de ser transferido para outra zona da cidade em 1978. Em 1982 começou a construção do parque, que depois de concluido, abriu como um parque em 1983.

Os arquitectos que intervieram no projecto do parque, foram Antoni Solanas, Marius Quintana, Beth Gali e Andreu Arriola. As suas dimensões são de aproximadamente 47.000 m2, e encontra-se situado entre a rua Diputación Aragão e a rua Vilamarí Tarragona.

O parque é dividido em dois níveis. No nível mais baixo, ou inferior, encontramos uma área para as crianças, com repuxos e WC. A atracção principal é a "pirâmide vermelha", que é uma atracção para os mais pequeninos, feita de cordas vermelhas muito resistentes e elásticas, que permitem brincadeiras já um pouco radicais como as escaladas.


Nesta área, também se encontra uma biblioteca pública, bastante completa e dividida em áreas, com uma zona com livros infantis (para evitar os eventuais transtornos que possam causar os mais pequenos a todos aqueles que necessitem de ler ou estudar em silêncio), separada da biblioteca propriamente dita e uma livraria.

Aqui também podemos encontrar uma área desportiva, que inclui um campo de basquetebol/futebol de salão, completamente vedado. Esta área também tem várias pistas para corrida e para bicicletas e ainda um bar. Neste nível, existe também um bonito jardim com muitas árvores e muitos bancos, mas pouca relva e muita terra batida, onde se podem passear os animais domésticos.
No nível superior destaca-se uma praça pavimentada, onde podemos encontrar a escultura de Joan Miró, denominada "Dona i Ocell" (A Mulher e o Pássaro). Esta enorme escultura de 22 metros de altura, assente num lago no Parque Joan Miró, foi construída em 1983 pelo artista, que foi um dos grandes representantes do movimento surrealista na Europa. A peça está coberta por pedaços de cerâmica vidrade, brilhante e colorida, as chamadas "trencadís".

Neste agradável parque podemos descansar, retemperando forças, antes de uma nova investida pela cidade. Em redor deste parque, existe ainda um grande número de canais e lagos e um jardim de plantas exclusivamente mediterrânicas, como palmeiras, pinheiros, eucaliptos e flores, que criam lugares de sombra e repouso bastante aprazíveis.

Nenhum comentário: