A caminho de Verona


No dia seguinte ao término da visita a Venezia e suas ilhas, partimos com destino a Verona. Seguimos pela autoestrada através da Planície do Pó, uma enorme planície italiana situada a norte da Itália, entre os Alpes e o Apeninos, onde corre o rio com o mesmo nome.A Planície do Pó constitui a região mais rica e povoada da Itália. É constituída por solos de aluvião trazidos das montanhas pelo rio. É um lugar belíssimo para a agricultura, sendo um regalo ver terras tão bem aproveitadas, como vinhedos, olivais, trigais e milharais, onde o verde impera e a tecnologia mais recente é aplicada. É ali feita uma agricultura de alto rendimento, pois os solos são muito férteis, o clima brando e os terrenos bem irrigados.

O rio Pó com uma extensão de 652 quilómetros é o maior rio italiano. Nasce no Monte Viso, nos Alpes Cotianos, e desagua no mar Adriático, a sul da cidade de Chioggia, onde forma um delta de cinco braços. É alimentado principalmente pelos afluentes Ticino, Ada e Míncio, que vêm dos Alpes e dos lagos alpinos.Já perto de Verona, saímos da autoestrada e por uma estrada nacional chegámos à cidade. Verona é uma cidade do Veneto, no norte da Itália, a sua segunda maior cidade da região e a terceira do Nordeste italiano.



Verona é definitivamente muito mais que a cidade de Romeu e Julieta. A cidade possui belíssimos jardins, praças, palácios, uma enorme arena romana, anfiteatros, com uma arquitetura inacreditável.
É um dos principais destinos turísticos no norte da Itália, em especial devido à sua história e ao seu património artístico e monumental, e também pelo seu famoso Festival de Ópera, pois é em Verona que acontece todos os anos durante o Verão uma temporada lírica na Arena da cidade (de 30/06 a 31/08).

A Arena de Verona é um antigo e imponente anfiteatro construído pelos romanos, com mais de 2000 anos. O 88º Festival de Ópera decorria na cidade aquando da nossa visita a Verona e como não podia deixar de ser, era o lugar ideal para se assistir a uma mega ópera italiana.
Os detalhes precisos da sua história inicial permanecem um mistério e a origem do seu nome é também desconhecida. Com a conquista romana em cerca de 300 a.C., Verona tornou-se numa colonia romana em 89 a.C., e em seguida torna-se município em 49 a.C.. A cidade com o tempo conquistou grande importância porque estava situada num cruzamento de várias estradas importantes no seu tempo.

O esplendor da cidade naqueles tempos estava dominada pelas suas 48 torres, tendo sido descrita numa ode latina. O aumento da riqueza das famílias burguesas eclipsou o poder dos nobres, e em 1100 Verona organizou-se como uma comunidade florescente. A cidade tornou-se importante porque foi um cruzamento de várias estradas. Nos dias de hoje, Verona é uma cidade importante e dinâmica, muito ativa em termos de economia, sendo também uma atração turística muito importante por causa da sua história, onde o passado romano vive lado a lado com a Idade Média.

A chegada a Verona ao final da tarde fez com que fossemos logo procurar a área de serviço de autocaravanas, que por sorte ainda tinha alguns lugares disponíveis. Quando chegámos tivemos uma boa surpresa, pois a área de serviço de Verona tinha excelentes condições, além de ser muito bem situada, perto do centro da cidade. Talvez por isso era muito procurada por autocaravanistas, pelo que se encontrava sempre cheia, sendo muito movimentada e por isso menos tranquila.
Fonte; : http://www.infopedia.pt/ / Wikipédia.org

Nenhum comentário: