Após a saída da Piazza San Zeno, a caminhada continuou pelo Vincolo Lungo San Bernardino, uma rua direita que nos iria levar até à Stradone Porta Palio que nos faria tomar o rumo de regresso à área de serviço de autocaravanas.A meio caminho surge a Piazza San Francesco de Assissi, onde o silêncio sobe, cresce e nos suspende. Esta praça fica situada à frente do portão principal dos muros da Abadia di San Bernardino, um mosteiro franciscano. O mosteiro fica situado no bairro de San Zeno, que outrora teve muitos assentamentos de estruturas de ordens religiosas.
A Abadia está cercada por altos muros que escondem a visão dos transeuntes. Espreita-se pelo bonito portão com um enorme sol em ferro forjado e lá dentro, um grande claustro silencioso. Ao fundo destaca-se a fachada gótica da igreja, mas com um portal renascentista adornado com estátuas.
A Chiesa di San Bernardino tem características simples, com a fachada principal em estilo gótico, simples e deliberadamente pobre, construída com piso de tijolo e uma sobriedade que é típica das igrejas dedicadas a San Francesco. O edifício da igreja com um mosteiro franciscano adjacente foi construído na segunda metade do séc. XV. A fachada toda em tijolos vermelhos com portal renascentista ornamentado com as estátuas de três santos, Boaventura, Bernardo e Antônio de Pádua.
A igreja faz parte de um Mosteiro Franciscano (construído entre 1451 e 1466), ainda em funcionamento e possui uma das coleções mais importantes da pintura de Veronese, do séc. XVI. Esta pintura pode ser observada nas Capelas di San Bernardino, situadas no interior da igreja e que possuem pinturas e frescos feitos pelos principais pintores da Escola de Verona.
Da Piazza San Francesco de Assissi até ao Stradone Porta Palio, a caminhada é breve. Já com pouca gente na rua os passos levam-nos novamente até à Porta Palio e desta mais um passo até ao parque de autocarananas, onde nos espera uma noite de descanço.
Fonte: http://www.verona.net / Wikipédia.org
Fonte: http://www.verona.net / Wikipédia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário