Igreja de Dom Bosco, Brasília, Brasil

Localizado em plena zona urbana de Brasília, na movimentada avenida W3, encontra-se o Santuário Dom Bosco, uma enorme igreja em estilo moderno. É uma igreja tão espetacular como toda a arquitetura da cidade, na sua maioria, obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Este igreja projetada pelo arquiteto Cláudio Naves, de paredes exteriores em betão que apontam para o céu e foi construída para homenagear São João Bosco, o padroeiro da cidade de Brasília.
Conta-se que o santo, no século XIX, sonhou com grandes riquezas em determinado ponto do planalto central do Brasil, o que foi determinante para a escolha do local onde foi erguida a cidade de Brasília.
O Santuário Dom Bosco é uma obra de luz. Suas paredes são formadas por 80 colunas com mais de 15 m, que se unem no alto em arcos góticos. Entre as estruturas, estão 2,2 mil m² de vitrais. Combina 12 tonalidades de azul com pontilhado branco. Do lado de dentro, a sensação é a de estar sob um céu estrelado. O arquiteto Cláudio Naves complementou a composição com colunas cor-de-rosa nos cantos.
As portas do santuário têm relevos que contam os sonhos de São João Bosco. Por sua vez, o altar é constituído por um bloco maciço em mármore cor-de-rosa, com um enorme Cristo crucificado em madeira de cedro, contando a igreja, ainda, com grandes imagens do santo padroeiro e da Virgem Maria.

No entanto, parece que toda esta beleza arquitetónica, não é suficientemente compreendida por algumas mentalidades mais conservadoras ou fechadas, como é o caso desta frase encontrada num site pertencente a alguém da Igreja Católica, referindo-se a algumas das mais belas igrejas brasileiras e portuguesas, como:  Igrejas Modernas, “feias como o pecado. (http://www.redemptionis-sacramentum.com/2010/11/igrejas-modernas-feias-como-o-pecado-x_16.html)

Ler mais em: http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI3655615-EI1418,00 Vitrais+transformam+igreja+de+Brasilia+em+ceu+estrelado.html
http://milhastrilhas.blogspot.pt/2012/04/santuario-dom-bosco-brasilia-brasil.html

Nenhum comentário: