Santuário de Las Lajas, Colômbia

O Santuário de Las Lajas está localizado no vale apertado do rio Guaitara, na região de Nariño, perto da Aldeia de Las Lajas, município de Ipiales, na Colômbia.

Situado ao sul da Colômbia e a apenas 10 km da fronteira com o Equador, este lindo santuário parece ter saído de um desenho da Disney.
A igreja foi construída entre os anos de 1916 e 1949. Além da beleza da sua arquitetura, a natureza que o envolve atrai turistas de todo o mundo.

O atual edifício, o quarto desde o século XVIII, é uma igreja de pedra cinza e branca, em estilo gótico do final do século XIV, é composta por três naves construídas sob uma outra estrutura assente no fundo do vale, e ligada por uma ponte de dois arcos que se cruzam sobre o rio e faz com que o átrio da basílica se una com o outro lado do desfiladeiro.
A altura do templo, da sua base até a torre é de 100 metros, e a ponte tem 50 metros de altura por 17 metros de largura e 20 metros de comprimento.

O edifício principal mede 27,50 m de comprimento por l5 m de largura. No interior, as três naves são cobertas por abóbadas. Tem mosaicos em fibra de vidro feitos pelo italiano Walter Wolf que, durante o dia, filtram a iluminação natural.
O fundo das três naves é uma parede de pedra natural retirada da garganta do desfiladeiro e na nave central vê-se em destaque a imagem da Virgem do Rosário, pintada por autor desconhecido numa laje de pedra.

A base do templo propriamente dita, além dos dois arcos da ponte, é uma cripta em estilo romântico, de três naves cobertas com abóbadas de estrutura em pedra de cantaria, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
Na parte exterior destacam-se três torres que terminam em agulhas decoradas com touceiras e folhagens.

Os muros que cercam os acessos ao santuário, confundem-se com a topografia do terreno e estão cheios de oferendas votivas e placas com gratidão por favores recebidos, bem como aparelhos ortopédicos para testemunhar as curas.
Ler mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_das_Lajas

Nenhum comentário: