Adeus Bruxelas/ Final da Viagem


Durante a nossa estadia de três dias em Bruxelas, ficámos hospedados no Hotel Bedford, situado a apenas 450 metros da Grand Place e perto do Royal Palace, dos museus e da principal zona comercial. Tivemos uma sorte enorme, uma vez que o hotel não foi escolhido por nós, e sim pela agência de viagens, dispondo da localização perfeita para visitar o histórico centro da cidade.

Foi nele que nos despedimos de Bruxelas, e partimos para o aeroporto, com a antecedência necessária para se proceder quer à entrega do carro que tinhamos alugado, quer ao despacho da bagagem, ficando ainda com tempo disponível para se deambular pelas lojas do aeroporto, afim de se comprarem as lembranças e presentes de última hora.

A época ideal para visitar Bruxelas é sem dúvida o Verão. em que a temperatura ronda geralmente os 15º C, embora nós tivessemos mais sorte porque estava mais calor quando a visitamos. No entanto os habitantes de Bruxelas, dizem que a cidade pode ser visitada entre os meses de Maio e Setembro, quando o clima é mais agradável. O frio e a chuva intensa que se fazem sentir entre Novembro e Março, tornam pouco convidativa uma visita à capital da Europa, embora seja o período mais tranquilo da cidade, com menos turistas e com diárias mais em conta.

Os habitantes da cidade passam de início a impressão de distancia e frieza, mas, qual não foi a minha surpresa ao descobrir que basta tentar puxar algum assunto, e estes logo se mostram curiosos e de um senso de humor incrível, e ficamos a perceber que na verdade os belgas não são frios, mas sim tímidos e extremamente educados, escondendo a sua curiosidade sob a aparência de distância.

Bruxelas não merece uma só visita, mas sim ser visitada várias vezes. Ao lado do Hubert de Ville (um dos prédios da Grand Place), encontra-se a Gilded Plaque, um monumento "art nouveau", com uma enigmática escultura em bronze, que segundo uma lenda popular, diz que passando a mão nessa escultura (que parece um Jesus Cristo deitado), assegurar-se-á a volta a Bruxelas.

Eu espero lá voltar um dia, mesmo sem o ter feito...

Nenhum comentário: