Os arredores de Amesterdão

No dia em que chegámos a Amesterdão, e após uma primeira visita à cidade, fomos logo buscar o carro que já tínhamos previamente reservado, afim de conhecermos bem a cidade de Amesterdão e os seus arredores. Este carro iria servir ainda para nos deslocarmos pela Holanda e Bélgica durante toda a nossa visita a estes dois países.
Para iniciarmos a visita aos arredores de Amesterdão escolhemos Zaanse-Schans. No caminho para Zaanse-Schans passámos pela paisagem típica holandesa com os seus pôlders e pequenos canais.
Zaanse-Schans é uma vila com moinhos e casinhas típicas, e quando chegamos lá... vimos primeiro um só moinho. Depois das habituais fotos e observação pormenorizada do moinho, e após de uma conversa com uma senhora holandesa, que por acaso se encontrava no local, que nos disse haver muitos mais moinhos, um pouco mais adiante, lá fomos nós à sua procura.
Foi assim que passado pouco tempo, nos deparámos com uma ponte de onde se avistavam mais seis belos e grandes moinhos, bem como um conjunto de belas casinhas que mais pareciam de brincar. Só mais tarde percebemos que Zaanse-Schans é uma vila museu, em que os Holandeses, como forma de preservar a sua História aproveitaram esta vila com casas e moinhos típicos, que representam o país. Foi um passeio agradável, num local com um conceito histórico diferente e interessante!

A seguir, e só no dia seguinte, fomos visitar a aldeia de pescadores Volendam, junto ao mar Zuiderzee, que uma vez fechado se tornou o actual lago IJsselmeer. Esta é uma aldeia muito típica com suas bonitas e multicores casas de madeira, e o vestuário tradicional local, usado ainda pelos seus habitantes.

Ainda tivemos a oportunidade de visitar Scheveningen, que é a mais famosa praia de verão da Holanda. É um moderno resort de verão, muito procurado por surfistas e praticantes de body bord, com uma longa praia de areia, uma extensa esplanada, um passeio marítimo junto à praia e um farol, e o seu ancoradouro serve como local de pescaria e atracção turística. Possui uma praia nudista, que fica á um quilómetro a norte.

Nenhum comentário: