O Parador de Oropesa

O Parador de Oropesa, Castelo-Palácio do séc. XIV, é uma casa solarenga dos Alvarez de Toledo, Condes de Oropesa, que foi refugio de soldados, religiosos e nobres em várias épocas, e que apresenta excepcionais panorâmicas da Serra de Gredos.
O Parador de Oropesa, de nome, "Virrey de Toledo", assim baptizado em memória do 5º Vice-Rei de Peru, D. Francisco Alvarez de Toledo, que ali teve a sua residência. Este palácio é um testemunho, em grande parte, da história de Oropesa, desde os tempos da era Cristã e muçulmana. Foi construído no séc. XIII, sob o mandato de D. Garcia Toledo e erguido sobre um primitivo palácio destruído durante a Reconquista. Até o século XVIII, foi a residência de Alvarez Toledo, Conde de Oropesa.

Este palácio foi convertido em Parador no ano de 1930, e é o primeiro de Espanha, instalado num monumento histórico nacional. Numa carta do presidente dos Paradores Nacionais espanhóis ao presidente da Câmara de Oropesa, e traduzindo, pode ler-se..."Há mil circunstâncias que farão com que na localidade de Oropesa, se irá instalar um Parador de primeira, num edifício senhorial da vila, para o qual a Câmara Municipal deve facilitar o sim, no bem colocado Palácio dos Duques de Frías, propriedade municipal."...

Suas paredes deram ouvidos às preocupações da mística Santa Teresa Jesus ou às decepções e ambições de Carlos V, que tinha um amor verdadeiro por estas paragens. Don Juan de Borbón também fez aqui frequentes paragens, ainda presentes na memória dos habitantes de Oropesa, quando ia a caminho do seu longo exílio no Estoril.
Seja pelo seu elegante clima de paz, quer pela sua peculiar cozinha, este Parador tem sido escolhido por ilustres visitantes, como Giscard d'Estaing, nas suas frequentes escapadas como um caçador, ou John Major. Hoje, o castelo e seu belíssimo terreiro são palco frequente de desfiles, ou como pano de fundo a peças de teatro, dança ou opereta durante os meses de verão.

No decorrer da história recente, tem servido como local escolhido para as filmagens, de filmes como "A Malquerida", com Carmen Viance, ou "Comboio Expresso", com Jorge Mistral ou ainda, "Orgulho e Paixão" com Frank Sinatra.

A nossa estadia neste belíssimo parador espanhol, encantou-nos quer pela sua grandiosidade, quer pela bonita vista que do nosso quarto se desfrutava, quer ainda pela paz e ambiente verdadeiramente repousante, que nos proporcionou.

Nenhum comentário: