Volendam


Volendam que significa "barragem cheia", é um vilarejo de pescadores situado apenas a 20 minutos de Amesterdão, ou a uma hora de bicicleta para os amantes de ciclismo. É um pequeno e bonito porto com casas e janelas coloridas, construídas no séc. XVII.
Esta pequena e graciosa cidade à beira mar, onde se pode sentir o que é a estranha sensação de viver abaixo do nível do mar.
Com apenas 21.000 habitantes, Volendam mantêm velhos costumes, e até hoje lá encontramos pessoas vestidas com o típico traje holandês da região e seus tamancos de madeira. Em Volendam podem ser tiradas fotos com os trajes típicos holandeses, nos vários estúdios fotográficos espalhados pela rua principal.

Visitar Volendam é uma boa forma de aprender mais sobre as tradições e cultura neerlandesas. Esta cidade é conhecida pela sua rica história musical, bem como pela sua rica indústria pesqueira. Aqui podem ser encontrados vestígios de um grande número de artistas bem conhecidos da Holanda, que viveram em Volendam.
A visita a Volendam não estará concluída sem se experimentar um restaurante junto do porto. Esta pequena cidade oferece uma incrível gastronomia, podendo ali comer-se o melhor peixe da Holanda, sendo talvez o mais típico prato, o "Paling", enguia defumada servida com salada e pão.

Volendam foi no passado, um vilarejo muito pobre, mas no presente é um rico povoado graças ao denodado esforço da comunidade, cujos serviços, sobretudo na área do turismo, alcançaram um nível de excelência compatível com o elevado grau de desenvolvimento dos demais holandeses. O Centro Turístico de Volendam é o local onde tudo acontece. Lojas, restaurantes, casas de espectáculos, ficam à disposição dos visitantes durante todos os sete dias da semana, o ano inteiro.

O velho dique, hoje usado como rua principal, é uma "boulevard" animada, cheia de lojas de souvenirs, bares e restaurantes. Basta deixar o dique e descer uma de suas escadas para chegar ao bairro, "Het Doolhof", onde o tempo parece ter parado, encontramos aqui a Holanda dos contos de fadas. Trata-se de interessante labirinto constituído de pequeninas casas onde moram os pescadores. O conjunto das habitações, lembra as edificações liliputianas, descritas por Jonathan Swift nas “Viagens de Gulliver”.

Os pescadores locais são contadores de histórias natos, e segundo uma lenda por eles contada, o porto surgiu com um estranho romance entre a filha de um fazendeiro e um cavalo, que a raptou e desapareceu nas ondas. Os rapazes da vila, saíram de barco à procura da donzela e aqui pararam para pescar e comer, gostaram tanto do local, que alguns voltaram para lá ficar, nascendo assim a vila.

Por volta de 1357, os holandeses construíram um dique ao norte de Edam, (cidade famosa pelo seu queijo), dando origem ao porto de Volendam que se localiza no maior lago holandês, o Ijselmeer, sendo muito procurada por velejadores e pescadores desportivos. Podem ser alugados veleiros pequenos ou grandes, ou barcos especiais para a pesca. O passeio tradicional é feito no "botter", uma embarcação antiga e larga com muitas velas, disponível para aluguer, até 15 pessoas. Nela pode-se velejar e conhecer outras cidades históricas das redondezas.

Segundo reza a história, certa vez, Hansje Brinker, um menino holandês, ao voltar da escola viu que um dos principais diques da cidade estava a vazar, e pensou que se nada fosse feito, toda região seria inundada em pouco tempo. Como não havia ninguém por perto a quem pudesse pedir ajuda, tapou o buraco do dique com seu dedo e ali permaneceu até o dia seguinte, quando finalmente alguém apareceu para ajudar.
O gesto heróico do pequeno Hansje é até hoje lembrado com uma estátua e nos inspira a procurar os famosos diques holandeses, supostamente construídos em nossa imaginação, com imensas muralhas de cimento e pedra, onde a água estaria sempre na iminência de transbordar sobre casas e ruas. No entanto logo descobrimos que os diques de hoje, assemelham-se mais à grandes morros cobertos de vegetação, que embora menos pitorescos, representam na verdade uma protecção muito mais eficiente que muralhas de alvenaria.
Em Volendam pode ter-se a ideia de como era a vida na Holanda à alguns séculos atrás. O Hotel Spaander é famoso pela sua inusitada colecção de obras de arte. Reduto de artistas e intelectuais, foi fundado em 1853. O proprietário aceitava como pagamento do alojamento, telas e esculturas de seus hóspedes artistas, e como resultado, foi acumulando ao longo dos anos uma colecção muito especial.

Nenhum comentário: