Toledo


A chegada a Toledo no início da tarde, proporcionou uma agradável visita à cidade, tendo sido recebidos logo à saida do parque subterrâneo, onde deixámos o carro, por D. Quixote de la Mancha e e seu fiel escudeiro Sancho Pança, que à porta de uma loja de lembranças nos esperavam.
A Cidade de Toledo tem seu antecedente em Toletum, nome que os romanos deram a esse assentamento nas margens do rio Tejo, depois de sua conquista em 190 a.C.. Conhecida como a “cidade das três culturas”, árabe, judia e cristã, Toledo conserva um importante legado artístico e cultural. Essa grande diversidade de estilos, converte a parte antiga num autêntico museu ao ar livre, facto que permitiu que fosse declarada Património da Humanidade, pela UNESCO.

Cervantes descreveu Toledo como a "glória da Espanha". A parte antiga da cidade está situada no topo de uma montanha, cercada em três lados por uma curva no rio Tejo, e tem muitos e importantes sítios históricos, incluindo o Alcázar, a Catedral (a igreja primaz da Espanha), e o Zocodover, seu mercado central.

Esta antiga cidade medieval conserva ainda o seu antigo plano rodoviário, e nas nossas visitas a Toledo, explorando os seus caminhos por conta própria, muitas vezes nos perdemos, devido à torção das vielas, ao terreno irregular e à constante mudança de direcção das suas ruas e ruelas medievais.O Alcázar de Toledo é um palácio fortificado sobre rochas, situado na parte mais alta de Toledo, de onde se domina toda a cidade, e foi a residência oficial dos Reis de Espanha, e durante a Guerra Civil Espanhola, o Alcázar foi utilizado, como ponto defensivo e de resistência da Guardia Civil, tendo sido totalmente destruído pelas tropas apoiantes da Segunda República durante o cerco que durou 70 dias.

O contributo do Alcázar de Toledo durante a Guerra Civil, fizeram da estrutura um símbolo do Nacionalismo Espanhol e inspirou o nome de El Alcázar, um jornal de direita que começou a ser publicado durante a Guerra Civil e foi extinto com a transição espanhola para a democracia, depois da morte de Francisco Franco.

A bela Catedral de Toledo, é uma obra notável de arquitectura, e é famosa por sua incorporação de luz, e nada é mais notável que as imagens por trás do altar, com figuras fantásticas em estuque, muitas pinturas de famosos autores, peças em bronze, e múltiplas tonalidades de mármore, que podemos apreciar nesta obra-prima medieval. A visita a esta catedral é imperdível, devendo ser guardadas pelo menos 2 horas para conhecer cada detalhe. Ela é imensa, tem 26 capelas e 120 metros de comprimento por 32 metros de altura.

A cidade de Toledo manteve a sua importância durante muitos séculos e na época visigoda, chegou a converter-se no séc.VI, a capital da Espanha visigótica, desde o reinado de Leovigildo, (rei dos Visigodos de Toledo no período de 572 a 586), até a conquista moura da península Ibérica.

A chegada dos árabes no século VIII, unida há presença dos cristãos e judeus, fez de Toledo a “cidade das três culturas”. Sob o Califado de Córdoba, (governo islâmico que dominou a maior parte da península Ibérica e do Norte de África a partir da cidade de Córdova), Toledo conheceu uma era de prosperidade. Nessa época de esplendor foi fundada a célebre Escola de Tradutores de Toledo.

A 25 de Maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista de Espanha.

Posteriormente, com a subida ao trono de Carlos V, em 1519, a cidade convertia-se em capital imperial. Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, armaduras, e armas medievais de todo o tipo, sendo ainda hoje um centro de manufactura de facas e pequenas ferramentas de aço. Em Toledo podemos encontrar muitas lojas que vendem armas e armaduras medievais, como em nenhuma outra cidade. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo para Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio, do qual nunca se recuperou.
No século XIII, Toledo era um importante centro cultural sob o domínio de Afonso X, cuja alcunha era "O Sábio", por seu amor ao conhecimento. A escola de tradutores de Toledo tornou disponíveis grandes trabalhos académicos e filosóficos originalmente produzidos em árabe e hebraico ao traduzi-los para o latim, disponibilizando pela primeira vez uma grande quantidade de conhecimentos para a Europa.

Toledo era uma cidade famosa por sua tolerância religiosa e possuía grandes comunidades de judeus e muçulmanos, até que eles foram expulsos da Espanha em 1492; por isto a cidade tem importantes monumentos religiosos, como a sinagoga de Santa Maria la Blanca, a sinagoga de El Transito, e a mesquita de Cristo de la Luz.

A cidade foi local de residência de El Greco no final de sua vida, e é tema de muitas de suas pinturas, incluindo "O Enterro do Conde de Orgaz", exibido na Igreja de Santo Tomé.

Nenhum comentário: