Brugge


Brugge ou Bruges, foi a nossa primeira opção turística na Bélgica. É uma cidade absolutamente medieval, que fica situada na Flandres. A sua proximidade com outras capitais Europeias, tornam esta viagem de volta à idade média, um convite irresistível. A história desta região é riquíssima e muito conturbada. Foram séculos de dominações de outros povos, guerras, tratados, revoltas, movimentos nacionalistas, revoluções, conflitos religiosos, culturais e linguísticas até o surgimento da Bélgica actual.
Brugge sempre esteve ali, no centro de tudo, com séculos de história e arquitectura medieval em grande parte preservada, sendo os pontos turísticos e históricos de Brugge muitos e diversos. Naturalmente, que nem todas as pedras em Bruges chegaram até aos nossos dias, a partir da Idade Média. O estilo neogótico do séc. XIX , está mais presente do que se possa imaginar, no entanto, as autoridades fizeram o possível para preservar a imagem de aspecto medieval da cidade.

Brugge é uma cidade belga, capital da província de Flandres Ocidental. No início era uma aldeia Gaulesa, e as primeiras fortificações foram construídas após a conquista do Menappi por Júlio César no séc. I a.C., com o intuito de protecção da zona costeira contra os piratas.

Já no séc. IV, a região foi tomada aos romanos pelos Francos e as incursões dos Vikings, por volta do séc. IX, obrigaram Baldwin I, Conde da Flandres, a reforçar as antigas fortificações. Foi também nesta época que se fortaleceram as relações comerciais com a Inglaterra e a Escandinávia e surgiram as primeiras moedas gravadas com o nome Bryggia, que significa "porto" em neerlandês antigo.

Foi a 27 de Julho de 1128 que Brugge foi elevada a cidade e foram construídas novas muralhas e canais. Desde cerca 1050, um gradual avanço do lodo em direcção da cidade, provocou a obstrução dos acessos directos com o mar, mas uma violenta tempestade em 1134, restabeleceu-os através da criação de um canal natural, o Zwin.

Ela tornou-se um dos centros comerciais da Europa a partir do século XI, graças ao seu acesso directo para o mar. Devido à emergente indústria de lã e tecidos, foram estabelecidas trocas comerciais importantes entre o seu porto com os países vizinhos, pertencentes à Liga Hanseática, (aliança de cidades mercantis que estabeleceu e manteve um monopólio comercial sobre quase todo norte da Europa e Báltico, em fins da Idade Média e começo da Idade Moderna, entre os séculos XIII e XVII).

No início de 1500, o canal Zwin, que fora responsável pela prosperidade da cidade, começou também ele a ficar obstruído por lodo, e Bruges foi rapidamente ultrapassada por Antuérpia como o centro económico dos Países Baixos, sendo assim até hoje. A perda foi tanta que, durante o século XIX, Brugge tornou-se uma cidade pobre e atrasada; começou, então, a assumir outro papel, pela valorização da sua história, monumentos e cultura.

Na segunda metade do séc. XIX, Brugge tornou-se num dos primeiros destinos turísticos, atraindo turistas britânicos e franceses. O turismo internacional cresceu exponencialmente desde então e todos estes esforços resultaram na designação de Bruges com Capital Europeia da cultura em 2002. Hoje, Bruges é conhecida em todo o mundo como um dos pólos turísticos da Europa.

Brugge é riquíssima em arquitectura medieval, da qual se destacam: O prédio onde se encontra a sede do município, e que é um dos mais antigos dos Países Baixos. É um dos pontos imperdíveis da cidade, e foi construído entre 1376 e 1420 em estilo gótico, é o prédio mais antigo da cidade, e abriga valiosos tesouros históricos.

Dentro dele pode ser visitada a famosa capela Heilige-Bloedbasiliek, que há cerca de 850 anos, guarda um pedaço de tecido marcado pelo sangue de Cristo. Conta-se que este pedaço de tecido foi trazido para Brugge, na ocasião das segundas cruzadas, graças às tropas de Dirk Van de Elzas, o duque de Flandres. Até hoje esta relíquia é guardada numa urna de cristal na capela.

Ao lado situa-se o Palácio da Liberdade, construído a partir de 1727, prédio que abriga os órgãos administrativos do município, mas tem parte de suas instalações abertas ao público em datas especiais.


O Groeninge Museum, na rua Dijver, nº 12, com obras de pintores belgas e holandeses. No Gruuthusemuseum estão tapeçarias, mobílias, armas, moedas e muitos outros objectos que contam um pouco da história destas terras.

A praça Huidenvettersplein é o local preferido dos pintores de rua, e lá podemos apreciar os seus trabalhos, e quem sabe comprar algum que agrade mais. Nas ruas podem ser encontrados vários carros antigos que vendem goluseimas belgas (sorvetes, waffles com coberturas diversas, etc...) que vale a pena provar!

A torre medieval conhecida como Halletoren é a maior e mais importante construção de Brugge, e fica situada bem em frente à praça do mercado. Ela foi construída no século XIII, tem 88 metros de altura e no seu topo possui um carrilhão com 47 sinos. Este ponto é o próprio coração da cidade, e serve como referência para todos os passeios em Brugge. Quem quiser subir os 366 degraus da torre vai desfrutar de uma vista completa de toda a cidade.

Foi aqui no piso térreo da torre Halletoren, que tivemos a oportunidade de visitar uma exposição temporária de obras de Salvador Dali, com algumas das suas mais famosas pinturas e esculturas. Esta exposição esteve patente em Brugge desde 28.04 a 11.11 de 2007. O que nos surpreendeu foi a fácil acessibilidade da exposição, sem grandes precauções no que respeita à segurança necessária, à preservação de um conjunto tão valioso de obras de arte do pintor surrealista.

Brugge é rodeada de inúmeros canais que a cercam ou a atravessam, mas também a ligam principalmente com a cidade de Gante, e um dos programas mais apreciados pelos visitantes é percorrer estas ruas aquáticas a bordo de barquinhos turísticos, navegando sob pontes e árvores, e apreciando de um ângulo privilegiado as suas casas medievais, (embarque em Noorweegse Kaai).

Diversos passeios de barco são propostos aos turistas, alguns dos quais permitindo chegar às cidades vizinhas. A cidade apresenta ainda as ruínas de uma fortaleza, bem como moinhos às margens dos canais. O canal Minnewater tem a fama de dar sorte aos apaixonados que o percorrem, por isto diversos casais atiram moedinhas nas suas águas.

Uma boa forma de conhecer a cidade é andando de bicicleta, pois a cidade é completamente plana. Há vias para bicicletas demarcadas por toda a cidade, onde as bicicletas tem trânsito preferencial. Aqui é também o melhor ponto da cidade para uma refeição, não tanto pela comida, mas principalmente pela vista. Já quem não fizer questão de almoçar na praça central, vai encontrar preços bem mais em conta nos restaurantes mais afastados da praça central. Peixes são uma opção frequente na culinária local, assim como os deliciosos waffles belgas.

Outra forma muito agradável de conhecer a cidade, é de coche, que podem ser encontrados também na praça central. As principais áreas de comércio na cidade estão situadas entre esta praça e os portões medievais, principalmente ao longo das ruas Steenstraat e Zuidzandstraat.

Alguns dos pontos turísticos famosos da cidade são: a Igreja Carmelita, construção em estilo barroco de 1688; o Ezelpoort, um dos portões medievais da cidade, datando do século XIV; a Kreupelenstraat, a capela de Nossa Sra. dos Cegos, do séc. XVII; o Smedenpoort, que consiste num portão fortificado de 1367, onde um crânio de bronze lembra o traidor que tentou abrir este portão para uma invasão francesa; o Folklore Museum, na rua Rolweg, nº 40, onde estão as recriações de estabelecimentos comerciais da idade média, como farmácias, salas de aula, chapelarias, etc.; o De Nieuwe Papegaai, reconstrução de um moinho existente em Beveren-Ijzer; a cervejaria De Gouden Boom, na rua Langestraat, nº 47, a mais tradicional, existe desde 1587, e o Museu da Cerveja, na rua Verbrand Nieuwland, nº 10.

Ainda hoje é comum encontrar pelas ruas mulheres rendeiras, uma tradição artesanal que passa de geração em geração desde a idade média. Estas rendas são sempre uma opção muito apreciada para presentes. Mas bem mais típico, no entanto, é visitar o mercado de rua Zand, onde aos sábados, encontramos centenas de produtos artesanais da região.

Brugge é uma cidade absolutamente cativante e antes de partirmos da cidade já tínhamos a certeza que seria óptimo podermos voltar lá algum dia. Brugge pode ser uma cidade pequena, mas entre as suas ruelas estreitas, sob telhados vermelhos e à sombra de suas torres medievais estão tesouros em cada esquina, prontos para serem descobertos por nós, que andamos sempre à procura de um lugar muito especial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de visualizar as imagens do vídeo sobre Bruges, se possível mande pro meu email "raonivelten@hotmail.com". Aguardo resposta. Obrigado