Zaanse Schans



Zaanse Schans, fica a apenas 10 Kms de Amesterdão e é um vilarejo repleto de moinhos que se encontra na lista dos lugares mais procurados pelos turistas na Holanda, e que encanta pelas suas antigas casas, todas do mesmo formato e pintura.

A vila fica nas margens do rio Zaan, e todas as casas são de madeira, pintadas de verde, com lindos jardins e lojinhas, que vendem os produtos fabricados no local, e devido a grande procura turística, algumas lembranças e presentes são feitos artesanalmente na região. Paira no ar um gostoso cheirinho o chocolate, que provem das fábricas locais desta iguaria.

A vila com casas típicas do século XVII e XVIII, com os seus moinhos em funcionamento, tem ainda uma fábrica de queijos, um sapateiro dos típicos e tradicionais tamancos de madeira holandeses, uma padaria, uma unidade de exploração leiteira, uma loja de mercearia, e várias fábricas de chocolates. Zaanse Schans está aberto a partir de segunda-feira a domingo das 10h00 às 17h00. Em todas as unidades de fabrico, é possível fazer compras e acompanhar a produção.

Zaanse Schans é um autêntico museu ao ar livre, plenamente habitado, com o histórico estaleiro, e acima de tudo, com os seus moinhos de vento. A região de Zaan, é provavelmente a primeira unidade industrial do mundo. Há cerca de 250 anos atrás, existiram mais de um milhar de moinhos de vento nas margens do rio Zaan, arranjando lugar, nesta área relativamente pequena, e realizavam um vasto leque de funções industriais.

Destes moinhos restam poucos, e dos seis ou sete moinhos de vento, três estão abertos aos visitantes. Actualmente, em Zaanse Schans, existem dois moinhos que são lagares de azeite, um de mostarda, um de minério e dois de serrar madeira. Uma visita a um moinho industrial em funcionamento oferece uma experiência única.

É um bairro residencial e lugar de trabalho único e activo, que conta também com museus, lojas, oficinas de artesanato, restaurantes, uma oficina de informação turística e um serviço de excursões em barco pelo rio Zaan. Zaanse Schans é a representação perfeita de como era um típico vilarejo holandês nos séculos XVII e XVIII. Passeando entre as tradicionais casas de madeira e os moinhos de vento de Zaanse Schans, tem-se a sensação de retroceder a uma época distante.

Em Zaanse Schans pode admirar-se métodos de trabalho de um grande número de fascinantes ofícios tradicionais holandeses. Existem demonstrações diárias da fabricação de tamancos, de pintura de cerâmica de Delft, de fundição de estanho e de produção de queijo. Os edifícios históricos de Zaanse Schans albergam lojas, em que se vendem produtos têxteis, cerâmica, queijo, mostarda, tamancos, postais e muitos outros objectos e recordações da comarca de Zaan e da Holanda.

Nenhum comentário: