Oropesa

A chegada a Oropesa já se fez pelas 22h30, e com algum espanto verificámos que havia ainda muita movimentação de rua, para uma pequena vila histórica. Rapidamente nos apercebemos que decorriam as festas da vila, e ainda havia grande alarido e animação nocturna no centro desta, com bailarico e todo o resto, que tão bem caracteriza todas as festas de aldeia ou vila provinciana.

Fomos direitos ao Parador Nacional "Virrey de Toledo", onde iríamos prenoitar, e após termos levado a bagagem para o quarto, lá fomos nós rumo à festança, pois não há melhor forma de se conhecer um lugar do que conhecer as suas gentes e a forma como convivem. A festa estava no auge, e não se diferenciava em nada de qualquer uma das nossas festas tradicionais.

Oropesa é uma bonita vila medieval, que mantém todo o seu charme histórico e rural, e que é, acima de tudo, um ponto no caminho da história. Oropesa é uma encruzilhada da própria história que nasceu e viveu como ponto estratégico. Na Sierra de la Ventosilla, óptimo local para controlar a passagem a partir da Serra de Gredos e as margens do Tejo.

Há muito, muito tempo, presume-se que pelo séc. IV a.C., a região já era habitada por um povo celta, os vettones. Depois vieram, os romanos, que ocuparam toda a região (o chamado Campo Arañuelo), dentro da jurisdição da Lusitânia, com a capital em Emerita Augusta (hoje Mérida). Depois, bem depois, os árabes invadiram a Península Ibérica, que em breve, também, perceberam a importância estratégica de Oropesa, construindo um castelo no topo da colina.

Durante três séculos estas terras muçulmanas estavam sob vigilância constante. Foram momentos de uma convivência mais pacífica do que poderia parecer, até que, no Século XII, Alfonso VI, conquista Toledo e domina toda a sua área de influência, com Oropesa integrada.

Após um longo período de guerras e escaramuças, com Oropesa como ponto estratégico de grande importância, Alfonso X concede aos habitantes da aldeia uma série de privilégios. Don Garcia Alvarez de Toledo, foi o primeiro Senhor de Oropesa. Estes são momentos de glória, e Oropesa cresce, e aqui se instalam indústrias de couro e seda, paralelamente ao desenvolvimento pecuário, da agricultura e do artesanato.

Oropesa conheceu também o esplendor do Renascimento, como atestam muitos edifícios que lá se mantêm até hoje. Um deles é o palácio onde é hoje o Parador "Virrey de Toledo", e ainda o Hospital de San Juan Bautista, fundado no século XVI, por Dona Maria Figueroa, que foi a mãe do 5º vice-rei do Peru, Don Francisco de Toledo. Ou a passagem de Los Arcos, para que a Condessa e seus servos, pudessem ir à Missa na igreja, sem necessidade de pisar a cidade. E ainda, a antiga Câmara Municipal, na Plaza Vieja, (Praça Velha) testemunham a vida quotidiana de Oropesa até 1871.
O Parador de Oropesa, foi uma das primeiras pousadas da cadeia hoteleira de paradores espanhola. Esta casa é um bonito e bem estruturado palácio do século XVI a XVII. A vila possui cerca de 2.000 moradores e possui vários edifícios de interesse, sendo possível visitar a aldeia em apenas 2 horas.

Nenhum comentário: