Madrid

Madrid é uma das mais belas e agitadas capitais da Europa. Situada na região centro da Espanha, cercada por terras áridas, Madrid é a capital de maior altitude na Europa. A cidade foi edificada nas margens do rio Manzanares, e devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa, o centro financeiro e político da Península Ibérica.

No seguimento da restauração da democracia, em 1976, e a adesão à CEE, em 1986, a cidade de Madrid tem vindo a desempenhar um papel importante na economia europeia, tornando-se num dos principais polos financeiros do Sul da Europa.

Apesar do local onde actualmente está situada a cidade ter tido ocupação humana desde a pré-história, foi fundada pelos árabes como uma fortaleza. Durante o reinado de Muhammad I, foi mandado construir um pequeno palácio na localidade, (hoje em dia, no sitio onde antes se erguia esse edifício, está o Palácio Real de Madrid).

Em torno desse palácio desenvolveu-se uma povoação de poucos habitantes chamada al-Mudaina. Perto do palácio, corria o rio Manzanares ao qual os muçulmanos chamaram al-Majrī ("fonte de água"), nome que evoluiu para Majerit, e mais tarde transformou-se em Madrid, assim permanecendo até que Afonso VI a ocupou, em 1083.
Após um grande incêndio que destruiu parcialmente a cidade, o rei Henrique III de Castela (1379–1406) ordenou a reconstrução da mesma, e o monarca ficou instalado num palácio no exterior da cidade, El Pardo. Mais tarde, Felipe II fez dela pela primeira vez, a capital da corte em 1561.

Madrid sofreu muito com a Guerra Civil Espanhola, e as ruas da cidade eram autênticos campos de batalha, devido ao facto de ser um dos principais núcleos republicanos em Espanha. Durante esta guerra, a cidade foi alvo dos primeiros bombardeamentos aéreos contra civis da história da Humanidade.

Já durante a ditadura de Francisco Franco, principalmente nos anos 60, o sul de Madrid tornou-se numa área muito industrializada e assistiu-se a um êxodo rural a grande escala que fez disparar a população da cidade. Desde então a cidade floresceu, tornando-se vibrante, dinâmica e moderna, sem deixar de preservar o seu património histórico e cultural.

Percorrer as ruas desta cidade é descobrir em cada recanto, atractivos e prazeres diferentes. A sua arquitectura é notável, com prédios e monumentos imponentes espalhados por toda a cidade.

A Gran Vía é uma das principais ruas da cidade. Começa na calle de Alcalá e termina na Plaza de España. É uma importante área comercial, turística e de lazer, com os seus muitos cinemas, apesar de alguns terem fechado para dar lugar a teatros para musicais, pelo que o troço da Gran Vía, compreendido entre a Plaza del Callao e a Plaza de España, seja conhecido como a Brodway madrilena.

O Paseo de la Castellana é uma das principais e mais largas avenidas de Madrid e tem actualmente seis faixas de rodagem centrais e mais quatro laterais e é aí se erguem os muitos edifícios de companhias financeiras e de negócios. Percorre a cidade desde a Plaza de Colón, e segue para norte e a sua direcção, corresponde ao curso de um antigo rio que por aí passava.

São visitas imperdíveis: a Ópera, a Plaza Mayor, o Palácio Real, e o Museu do Prado. Os elegantes madrilenos são muito orgulhosos de sua encantadora cidade. Nenhuma outra metrópole abriu suas portas para a Europa moderna como Madrid, após o rei D. Juan Carlos subir ao trono, em 1975. O monarca tem a seu mérito o facto de ter administrado de forma imparcial a transição da ditadura para a democracia.

A cidade de Madrid, para além de ser a capital e sede da Casa Real, das instituições políticas e administrativas do Estado espanhol e do Arcebispado católico, é um centro de grande importância comercial, financeira e cultural a nível nacional e internacional. Em Madrid encontram-se cinco universidades públicas, numerosos teatros, museus e exposições.

As principais atracções, são: O Museu do Prado que perde somente para o Louvre em Paris, como o museu com mais obras de arte. com obras de Bosch, Goya, Dürer, Tiziano, Tinteretto, El Greco, Velasquez, Rubens... O Museu de Arte Contemporânea (Centro del Arte Reina Sofia) que possui trabalhos de artistas do século XX, como: Miró, Dali, Picasso,etc.. O Museu Thyssen com a colecção mais vasta do mundo. O Palácio Real e a Plaza Mayor do século XVII.

O Teatro Espanhol apresenta todos os tipos de arte, seja tradicional ou contemporânea. A maioria dos "clubs" e casas de diversão nocturna, fica em Castellana, que é o ponto de encontro dos boémios. O Flamenco e o antigo teatro espanhol podem ser encontrados na "Casa del Pueblo", nos subúrbios de Madrid.

A Plaza Mayor, mandada construir por Felipe V é considerada a mais bela de toda a Espanha e uma das praças mais espectaculares e maiores da Europa, onde outrora tiveram lugar os "autos-de-fé" (execuções em fogueiras públicas) realizados durante a Inquisição, casamentos reais, danças e touradas.

Hoje em dia é bem mais calma, porém ainda é o lugar onde são realizados vários eventos, como, feiras, bazares e espectáculos ao vivo. É um óptimo lugar para descansar, depois de uma bela passeata pela cidade, onde se pode degustar uma excelente sangria ou uma paelha ao ar livre.

A cidade velha está situada entre o Palácio Real e o Parque del Retiro, e entre Lavapies ao sul e Glorieta de Bilboa, a norte. No centro da cidade, fica a Puerta del Sol, onde está situado o km 0, ponto de onde são medidas todas as distâncias em Espanha.

Las Ventas é a maior praça de touros em Espanha, e a segunda a nível mundial, sendo a maior, a Praça de touros da cidade do México. Foi inaugurada a 17 de Junho de 1931, com o nome de Plaza de Las Ventas del Espíritu Santo, por ser o nome da zona da cidade nessa época.

A vida nocturna de Madrid é muito buliçosa. É à noite que Madrid realmente acorda. É dito que os madrilenos raramente dormem e é fácil ver porque. Velhos e jovens saem para a rua, e a noite não acaba à meia-noite, mas começa.... Se for jantar antes das 09h00 da noite, corre o risco de estar sozinho. Só após as 10h00 é que os madrilenos aparecem, e é só depois do jantar que começam as intermináveis noites de Madrid.

O trânsito é terrível e os estacionamentos são caros, e para se conhecer a cidade é melhor andar a pé, ou tomar um táxi, pois a cidade é plana e muito bela, sendo feita para passear e para ser contemplada. Além disso, utilizando o metro depressa se chega a qualquer lugar.


Basta percorrer seus principais pontos turísticos para conferir sua imponência, beleza, alegria e elegância. Madrid é uma cidade acolhedora na qual vive gente de toda a Espanha. A cidade atrai pela sua saborosa comida, pelos preços baixos e pelos belos monumentos e prédios.

Se viajar é sinónimo de festejar, Madrid é esse lugar...

Nenhum comentário: