A Catedral de Toledo



A bela Catedral de Toledo, é notável por sua incorporação de luz, e nada é mais notável que as imagens por trás do altar, bastante altas, com figuras fantásticas em estuque, não esquecendo as suas pinturas de autores famosos, peças em bronze, e as múltiplas tonalidades de mármore, que esta Catedral possui, fazendo dela, uma obra-prima medieval.

Foi construída com pedras de Olihuelas, perto de Toledo. Uma de suas partes mais magníficas é o altar barroco denominado El Transparente, construído pelo arquitecto e escultor espanhol Narciso Tomé (1690 - 1742). O banho de luz que vem de uma apropriada fenda no tecto, faz com que o altar, por alguns minutos, pareça estar a elevar-se aos céus, o que originou o seu nome.

É uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, sede da Arquidiocese de Toledo, sendo considerada a obra magna desse estilo em Espanha. Foi construída de 1226 a 1493 e foi projectada a partir da Catedral de Bourges. Combina também algumas características muçulmanas do estilo Mudéjar, principalmente no seu claustro.

A Catedral é enorme, e possui cerca de 750 magníficos vitrais, 26 capelas, e tem 120 metros de comprimento por 32 metros de altura. Foi erguida sobre a antiga Igreja de Santa Maria de Toledo, inicialmente construída em 578. A "Sacristia Mayor" é um museu de obras religiosas com trabalhos de El Greco, Goya, Van Dyck, Tristán, entre outros. A Capela Maior é impressionante, toda dourada e com muitos, mas muitos detalhes que "narram" a paixão de Cristo.

Nenhum comentário: