Scheveningen


Scheveningen, é a mais famosa e elegante praia de verão da Holanda, e fica nos arredores da cidade de Haia, a apenas 10 minutos da cidade. É um moderno resort de verão, muito procurado por surfistas e praticantes de body bord, com uma longa praia de areia banca, uma extensa esplanada, um comprido e largo passeio marítimo junto à praia, um farol, e o seu ancoradouro que serve como local de pescaria e atracção turística.

Scheveningen, há muito tempo atrás era uma pequena vila de pescadores, situada perto de Den Haag, e foi pintada por muitos pintores ao longo dos tempos, inclusive por van Gogh, em 1892, "Costa marítima em Scheveningen". Tem sido um destino turístico bem conhecido há mais de um século. No virar do século passado, muitas pessoas vinham de muito longe, por motivos de saúde, para curas várias. Ao longo dos últimos anos, porém, Scheveningen sofreu renovações extensas, incluindo o desenvolvimento de novas instalações ao longo da marginal, um casino, um teatro, um mega cinema e um shopping Center.

A praia de Scheveningen tem três quilómetros de extensão e atrai milhares de veraneantes e praticantes de vários desportos no verão. O passeio marítimo, com suas muitas lojas e cafés ao ar livre é muito popular. No Verão a praia fervilha de actividade, ao mesmo tempo que gaivotas pairam em torno de barcos de pesca provenientes de Haia.

O sol, o vento, a areia e o surf, são naturalmente as principais atracções em Scheveningen. A praia e as dunas de Scheveningen tem muito para oferecer aos entusiastas do desporto e ar livre. Possui uma praia nudista, que fica a um quilómetro a norte, e é um lugar óptimo para a prática de desportos náuticos, como o surf, o windsurf, o kite surf, o bodybording e vela.

Scheveningen no entanto não se diferencia de algumas das nossas praias, quer do ponto de vista arquitectónico, quer infraestrutural. Estavamos na Holanda, mas mais parecia estarmos a passear na marginal de Montegordo, ou de Lagos ou de Sesimbra, ou Figueira da Foz, com os seus enormes prédios, ocupados apenas no verão e nos fins-de-semana solarengos, com os restaurantes frente à praia, cheias de lojas que vendem… Tudo aquilo que se vende nas nossas praias... Será isto cultura pós moderna universal?... É a globalização?…

Nenhum comentário: