A caminho da Itália - Parte I


Estrada Maritima - Riviera
No dia seguinte à pernoita em Cannes, partimos a caminho da Itália, sendo o caminho escolhido, a estrada marítima, que se faz muito lentamente devido ao trânsito.

Queríamos visitar todas as povoações litorais e observar de perto as praias da costa. Primeiro as estâncias de Antibes, Juan-les-Pins e Theoule-sur-Mer, praticamente coladas umas às outras e depois Nice.
Antibes é uma antiga vila de pescadores, com um burgo antigo dentro de muralhas, encostado ao mar. A zona nova estende-se pelo litoral, num avenida florida e cheia de casas antigas e prédios modernos.

A seguir aparece-nos de imediato a povoação de Juan-les-Pins, que se estende pelo litoral dentro de um enorme pinhal manso, com muitos prédios de apartamentos encostados às praias.

Depois Theoule-sur-Mer, já situada na bonita Corniche D’ Or, aninhada numa bonita baía, com uma praia de areia branca e com as suas casas semeadas pela encosta, formando um bonito anfiteatro.

Em seguida e depois de se percorrerem alguns quilómetros de praias repletas de banhistas, aparece-nos a importante cidade de Nice (uma das maiores cidades da França, e a mais popular estância de férias à beira-mar do país).

Em Nice destaca-se a Promenade des Anglais, um passeio largo, que separa a praia da estrada, ao longo de todo o litoral de Nice. O passeio vai do extremo leste de Nice, ao longo da cidade velha e todo o caminho até o aeroporto, com cerca de seis quilómetros de distância.

A Promenade des Anglais, foi construída em 1844 depois do reverendo Lewis Way ter notado que muitos Ingleses que ali viviam, gostavam de passear para cima e para baixo, no caminho junto à praia. Foi alargado consideravelmente desde então, cumprindo ainda hoje o mesmo papel que à quase 200 anos atrás.

Na segunda metade do século XIX, vinham para a cidade muitos ingleses passar o inverno no clima menos severo da Riviera Francesa. Nos dias de hoje neste grande passeio, podem ser vistos corredores, caminhantes, ciclistas, patinadores… Mas continua a ser um lugar muito popular para pessoas de todas as idades e níveis de aptidão, muitos deles passeando os seus cães.

É um local longe da azáfama da cidade, cheio de enormes palmeiras, onde se pode caminhar junto ao mar Mediterrâneo, tendo do outro lado um desfile espectacular de hotéis, casinos, restaurantes e lojas de luxo. Ali se encontram os grandiosos hotéis de Nice, que foram construídos no virar para o séc. XX, sendo o mais famoso deles todos, o famoso Hotel Negresco.
Fonte: www.vrcotedazur.com

Nenhum comentário: