A caminho de Espanha - El Escorial


Caminho de Espanha - Portagem, Marvão - slideshow dvd

A saída de casa já se fez ao fim da tarde. Pelo caminho parámos para jantar ainda em Portugal, mas já bem perto da fronteira com Espanha. O lugar escolhido para o jantar de despedida do país, foi um dos locais de nossa preferência, que fica situado na Portagem, no sopé do monte que suporta a linda vila de Marvão.

É um pequeno bar, óptimo para uma boa petisqueira, que fica junto ao rio Sever, mesmo junto da ponte romana que outrora servia de fronteira entre Espanha e Portugal. O petisco degustado, "Leitão frito".
A chegada aos arredores de Madrid, fez-se já bem tarde. Procurámos para a pernoita, um local perto da cidade de El Escorial. No dia seguinte pretendíamos visitar o Real Sitio de San Lorenzo, mas a entrada para o complexo encontrava-se fechado, pelo que tivemos de dormir num parque de estacionamento à entrada da cidade.

O Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial fica localizado perto da cidade de El Escorial, a cerca de 41kms a Noroeste do centro de Madrid e perto da Serra de Guadarrama.

O nome da cidade de El Escorial, deve-se a uns antigos depósitos de escória procedentes de uma antiga ferraria da zona, pelo que se tomou o topónimo da aldeia situada nas proximidades do lugar. Ali perto, no lugar de San Lorenzo de El Escorial, foi construído o Mosteiro/Palácio, que na actualidade pertence ao município da hoje cidade de El Escorial, que se foi desenvolvendo ao longo do tempo.

Embora o Palácio/Mosteiro de "San Lorenzo", tenha sido já há alguns anos atrás, objecto de uma visita nossa, queríamos rever o complexo, que sem dúvida merece uma visita detalhada, pois possui grande interesse histórico e cultural. No entanto na manhã seguinte, verificámos que a entrada estava fechada, uma vez que se encontrava em restauro completo, pelo que não podemos visitá-lo e embora pesarosos, resolvemos seguir viagem.

Nenhum comentário: