Monteblanc


Monteblanc

A partida de Poblet, fez-se sob chuva intensa. O destino seguinte, Monteblanc, está situada a poucos quilómetros de distância de Poblet e é a capital de comarca catalã de La Conca de Barberá, também na província de Tarragona.

Nomeada Montblanc (Montanha Branca), inicialmente, devido à falta de vegetação verde, a vila medieval está hoje, situada entre vinhedos e abundantes campos verdejantes.

Construída no topo de uma colina, como uma protecção contra as inundações dos dois rios próximos, Montblanc mantém a sua atmosfera de velho mundo, dentro da sombria protecção das suas altas muralhas medievais.

Montblanc foi fundada em 1163 (séc. XI), e no século XIV, foi construída a Muralha de Montblanc que é um dos motivos de grande atracção turística, pois é considerada a mais bela obra de arquitectura catalã. A muralha abarca quase por completo toda a povoação e tem quase 2 km de perímetro.

A grandeza medieval de Montblanc reside não só nas suas belas e fortes muralhas, mas também no seu interior, tendo como principal atracção a lenda que refere que foi na Porta de San Jordi (uma das portas de entrada da vila medieval), que São Jorge matou o dragão.

A lenda conta, como um dragão malvado de um lago próximo da aldeia, aterrorizava tudo e todos, devorando os animais até não haver nenhum. O dragão então exigiu um dos moradores, com a condição de depois deixar a cidade. Os moradores concordaram e após um sorteio, a filha do rei foi escolhida como a vítima sacrificial.
Apenas alguns minutos antes da princesa, vestida de branco, estar prestes a ser comida pelo dragão, um jovem cavaleiro apareceu a cavalo e matou o dragão com sua espada, salvando a princesa. Ainda segundo a lenda, no local onde o dragão caiu, logo brotou uma roseira cheia de rosas vermelhas, a cor do sangue do dragão. O cavaleiro colheu uma das rosas e deu-a à princesa, antes cavalgar em direcção a um dos portões, saindo da cidade ao pôr-do-sol.

Passada a Porta de San Jordi, as ruas e vielas medievais muito bem conservadas, levam-nos ao centro medieval onde encontramos a Igreja de Santa Maria, uma obra típica do gótico catalão e que foi construída nos séculos XIV e XV.

É um majestoso edifício construído no mais puro estilo gótico, com uma fachada barroca, que ostenta um dos melhores órgãos antigos da Catalunha e um altar de pedra dedicada aos santos Bernardo e Bernabé.

Nas vielas encontramos muitas lojas de artesanato e pastelarias com os doces típicos, os montblanquins (amêndoas recheadas) ou os merlets (elaborados com amêndoa e açúcar).

Na Idade Média, Montblanc experimentou um esplendor notável, com a sua própria feira e mercados medievais, bem como uma notável comunidade judaica. Possui até hoje, um dos mais bem preservados conjuntos medievais da Catalunha, com dois terços da muralha primitiva, torres e os portões de Sant Jordi e Bover, sendo designada como monumento de valor histórico e artístico em 1947.

Depois da visita a Monteblanc, a viagem seguiu rumo ao Sul de Espanha, passando por Barcelona, onde passámos de raspão. Depois pelo Sul de França, cruzando a Provença em direcção a Arles, onde queríamos ir pernoitar.

Fonte: festival-of-sant-jordi-at-monteblanc / Guia da catalunha

Nenhum comentário: