A caminho de Itália - Parte II


De Nice a San Remo

Após termos deixado para trás Nice, seguimos para Cap Ferrat, um dos locais mais belos da Riviera Francesa. É uma península situada à beira do Mediterrâneo, entre Nice e Villefranche sur Mer. Um lugar de enorme tranquilidade e clima quente, o que o torna um destino natural de férias, preferido desde o início do séc. XX, pela aristocracia europeia e muitos milionários internacionais.

Saint Jean Cap Ferrat é uma povoação internacionalmente conhecida por ser uma um lugar de férias de elite, com inúmeras propriedades de luxo, situadas entre uma vegetação exuberante. Discretamente construídas entre a vegetação e protegidos de olhares curiosos, estas propriedades muitas vezes incluem uma praia privativa.

Junto ao porto de Saint Jean Cap Ferrat , existem muitos restaurantes com belos terraços sombreados e na ponta de Cap Ferrat, encontra-se um dos mais belos palácios do mundo, o "Grand Hôtel du Cap", que fica no meio de um belo jardim.

Depois de deixarmos Cap Ferrat e a seguir a várias curvas da estrada, logo nos aparece, à direita da estrada na encosta, a antiga e atraente cidade e porto de Villefranche-sur-Mer. A linda cidade de Villefranche-sur-Mer, dispõe-se em anfiteatro, caindo levemente até à baía, onde o porto se esconde.

Fomos lá abaixo e ao subirmos para continuar viagem, o labirinto de estradas quase nos fazia perder o rumo traçado. Continuámos para o principado de Mónaco, incluindo a sua capital, a bonita cidade de Monte Carlo, que não faz parte da Provença francesa, uma vez que se trata de um principado independente.

O enclave do Mónaco, é imperdível para quem por aquelas paragens passa. É um lugar mítico, situado entre os Alpes e o mar Mediterrâneo, que fica bem na divisão entre a Riviera Francesa e a Riviera Italiana.

Chegámos ao Mónaco já ao entardecer e por lá jantámos, junto à sua esplendorosa marina, mas após o jantar tivemos de abandonar o local, pois não se pode ter à noite (a partir das 22 horas), autocaravanas estacionadas dentro do principado, a não ser num parque subterrâneo próprio para autocaravanas, onde não é permitido pernoitar.

Pelo caminho ainda tivemos tempo de ver as vilas próximas, de Roquebrune-Cap-Martin e La Turbie e em seguida, Menton, uma cidade portuária sofisticada, da Riviera e já bem perto da fronteira com a Itália.
Continuámos viagem até San Remo, já na Riviera Italiana onde pernoitámos, numa área de serviço para autocaravanas, situada num parque muito grande, junto do campo de futebol, à entrada da cidade, mas sem grandes condições. No entanto na manhã seguinte, observámos que tinha uma óptima localização junto ao Mediterrâneo, com praia privativa, onde muitos autocaravanistas se detinham durante dias, para ali fazerem praia.
Fonte: francethisway.com/regions/cote-d-azur

Nenhum comentário: