San Remo

A chegada a San Remo, já de noite fez-nos procurar de imediato a área de serviço para autocaravanas. Esta está situada junto do campo de futebol municipal, à entrada da cidade e é um parque muito grande, mas sem grandes condições, faltando sombras e esgoto químico. No entanto proporcionou-nos uma calma noite de sono e um acordar silencioso.

Na manhã seguinte, observámos que tinha uma óptima localização junto ao Mediterrâneo, com praia privativa, onde muitos autocaravanistas se detinham durante dias, para ali fazerem praia.

San Remo é uma cidade situada numa enseada larga entre Cabo Verde e Cabo Negro. A sua cidade antiga chama-se La Pigna e é caracterizada por casas na encosta de traça medieval, pintadas em tons pastel, ruas íngremes e estreitas, becos cobertos e pequenas pracetas, onde se vislumbram ainda os tempos medievais, sendo um verdadeiro prazer explorar os seus lugares mais secretos.

San Remo é também chamada de “La Città dei Fiori”, a Cidade das Flores, sendo as suas flores bem conhecidas em todo o mundo, podendo ser vistas nos seus jardins luxuriantes, nos inúmeros canteiros floridos e nos parques da cidade, onde as plantas tropicais florescem em todo o seu esplendor.
As flores, são também um aspecto importante da economia da cidade. À sua volta, bem como das cidades vizinhas, é feito o cultivo de flores, para o abastecimento do Mercado Internacional de Flores de San Remo. No entanto a cidade está rodeada por olivais, sendo o azeite que ali se cultiva, de excelente qualidade.

Um mercado é realizado às terças-feiras e sábados, pela manhã na Praça Eroi Sanremesi e o seu famoso mercado de flores, é realizado todos os dias, desde o mês de Junho até ao mês de Outubro, na Avenida Corso Garibaldi.

San Remo goza de condições climáticas especiais ao longo de todo o ano, devido à sua proximidade com o Mar Mediterrâneo e a presença da Alpes Marítimos situados logo atrás da cidade. O clima da cidade é por isso descrito como uma “Primavera Eterna”, com dias quentes e noites frias e poucas variações de temperatura durante todo o ano.

Estas condições tornam San Remo um dos destinos turísticos mais atraentes na Riviera italiana, para onde vinham reis, príncipes, cientistas, literatos e compositores famosos, como Tchaikovsky, para apreciar o azul profundo do mar e o cheiro intenso de suas flores.

Os portos turísticos de Porto Vecchio e do moderno Porto Sole acomodam muitas embarcações turísticas, que ali chegam todos os dias. No entanto a sua principal atracção é na realidade o seu famoso Casino de San Remo, construído em 1905, um belo exemplo de arquitectura Art Nouveu.

Achados arqueológicos, testemunham que a presença do homem no território de San Remo, remonta a períodos muito antigos, do período Paleolítico e da Idade do Ferro. No entanto revelaram também a existência de uma povoação romana (Villa Matuciana) na área da actual catedral.

No início da Idade Média a população teve que se mudar para uma vila fortificada para se proteger dos ataques contínuos dos sarracenos. Mais tarde tornou-se uma cidade livre e já na segunda metade do séc. XV, a pequena aldeia de pescadores foi crescendo e espalhando as suas construções sobre a colina de La Pigna e na região de San Siro, perto da Catedral.

Mais tarde a antiga aldeia de pescadores, a partir do início do séc. XX, transformou-se numa elegante estância balnear, mundialmente famosa e numa cidade moderna, que actualmente recebe turistas e visitantes durante todo o ano.
Fonte: Wikipédia / initaly.com/regions

Nenhum comentário: