A Ligúria


A Ligúria é uma longa e estreita faixa costeira do Noroeste da Itália, aninhada no sopé das altas montanhas dos Alpes Marítimos e dos Apeninos. É a terceira menor das regiões italianas, sendo a sua capital Génova.

A sua arquitectura e paisagens fazem desta faixa de terra uma verdadeira pérola da Itália. É uma região muito apreciada pelos turistas, não só pelas suas belas praias e enseadas paradisíacas, mas também pelas suas pequenas cidades pitorescas, repletas de coloridas casas, pintadas em tons pastel e aquecidas pelo constante sol mediterrânico.

A Ligúria é uma terra de contrastes, onde as cidades litorais ao estilo de Cannes e de Monte Carlo, com dezenas e dezenas de vertentes arenosas, enseadas rochosas e praias de cascalho, fazem as delícias de inúmeros turistas.

Possui o maior porto comercial do país e o maior porto naval. No litoral, alguns dos seus trechos mais isolados, estão repletos de florestas luxuriantes, limoeiros e laranjeiras, ervas, flores, amendoeiras e pinheiros, que enviam um inebriante cheiro a doces brisas.

A viagem pela estrada ao longo da costa é uma experiência inesquecível, onde o sol, irrompe ou esconde constantemente das trevas para a luz ou vice-versa, quando passamos os vários túneis da estrada. Do lado direito a água marinha brilha intensamente e nas encostas menos abruptas, os socalcos sucedem-se, onde as vinhas e os olivais cultivados, produzem vinhos e azeites de excelente qualidade.

Fonte: www.initaly.com/regions/liguria / Wikipédia

Nenhum comentário: