A Riviera até Itália

No dia seguinte o acordar junto à baia de Cannes, com o som de leves ondulações batendo nas rochas de protecção ao parque de estacionamento e com a próxima Île Sainte-Marguerite a dominar o horizonte.

O dia estava quente e bastante ensolarado. Sentados nas rochas, com os pés descalços dentro de água, fomo-nos refrescando até nos pormos a caminho da cidade de Nice, pois naquele dia iriamos percorrer toda a Riviera até San Remo, já na Itália.

O nome Côte d'Azur, torna-se evidente logo que se chega ao litoral do Sul de França. A Côte d'Azur é assim todo o litoral, onde um mar azul-celeste, bate contra as praias de pedra e areia fina e onde nas várias marginais as roxas buganvílias, trepam pelas paredes sem cor de encantadoras casas antigas.

Ali ao longo do tempo, foram prosperando cidades como Cannes, Nice com sua abundância de museus e Marselha, fazendo moda a partir do início do séc. XIX, devido ao clima e à presença do mar Mediterrâneo.

Até hoje com o seu clima mediterrânico, a Côte d'Azur atrai gente de longe e de perto, que não perdem por nada alguns dias de sol na praia, nem o observar das gentes do jet-set, que chegam com seus barcos aos portos da fantasia, onde a vida se desenrola à volta do ver e de ser visto.

A partir de Cannes, começa a Riviera francesa, com setenta quilómetros de costa entre Cannes e Menton, até à fronteira com a Itália. Outrora foi uma terra inóspita, com poucos portos naturais, e pequenas comunidades locais a poucos metros acima do mar, algumas com castelos feudais.

No séc. XIX os aristocratas, alguns deles estrangeiros, começaram a escolher esta bela região para passar o Inverno devido ao seu clima ameno. Mas a verdadeira transformação foi realizada por volta de 1950, quando o turismo de massa assaltou a região.

Hoje em dia, a Riviera francesa é constituída por um passeio quase ininterrupto, alinhado por palmeiras e inúmeros hotéis, e uma estrada costeira repleta de carros esportivos e uma costa de águas azuis cheia de iates, com transatlânticos atracados em cada porto.

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