Visita a Almagro - 1º Dia

A chegada a Almagro pela hora de jantar, fez com que se procura-se desde logo um lugar calmo e seguro para a pernoita, a fim de ser confecionado o jantar na autocaravana. O lugar ideal recaiu num pequeno parque situado sob a proteção da Igreja da Antiga Universidade Renascentista, situada num local tranquilo e ótimo para passar a noite.
A fundação deste edifício deve-se a um dos personagens mais influentes e importantes do séc. XVI, o cavaleiro da Ordem de Calatrava Frei Fernando Fernández de Córdova y Mendoza.
Depois de jantar o café foi gostosamente tomado num barzinho em frente, com um ambiente quase familiar, bem típico e propriedade de um toureiro de Almagro.
Almagro, é uma pequena cidade amena e calma, situada na região de Castilla La Mancha. É uma das joias de Espanha, que se situa a cerca de vinte quilómetros a leste de Ciudad Real, considerada Património Histórico-Artístico no município de Campo de Calatrava.
Read moreA história desta cidade de La Mancha está intimamente ligada à história do teatro, e nela é realizado todos os anos um Festival Internacional de Teatro Clássico. Possui um Museu Nacional do Teatro e o teatro mais antigo do Mundo, o Corral de Comedias.
A cidade tem uma maravilhosa herança histórica e no seu início progrediu sob a proteção e domínio da Ordem de Calatrava. Foi no seu passado a capital do Campo de Calatrava e esteve intimamente ligada a esta ordem religiosa, tendo grande importância política durante a Idade Média Baixa.
Mais tarde o rei D. Fernando, o Católico, incorporou os bens desta Ordem Militar na coroa de Castela, pelo que se iniciou o declínio dos Cavaleiros de Calatrava, mas não da cidade, que outrora foi considerada uma metrópole no sul da Castela.
Nela se estabeleceram, no século XVI, banqueiros alemães e flamengos, ligados ao rei Habsburgo e Sacro Império, o Imperador Carlos V, como as famílias Fugger e Welser, que se instalaram nesta terra, o que contribuiu para o desenvolvimento de Almagro, num período entre os séculos XV e XVI.
Depois do café, resolvemos ir até à Plaza Mayor, uma praça de grande beleza, cercada por lindos edifícios com varandas verdes em madeira e pórticos contínuos, os mais emblemáticos da cidade.
Andando pelas ruas de Almagro é como mergulhar no seu passado, na lenda de monges guerreiros e senhores, olhando a grandeza de suas igrejas e conventos, ou quando se chega à Plaza Mayor e se observa o traço perfeito do edifício antigo do Ayuntamento, os Paços do Concelho, inalterado até hoje.
A Plaza Mayor articula toda a trama de caminhos urbanos, que convergem para ela como para um espaço de receção, onde se encontram as principais artérias da cidade. Também ali desembocam o caminho procedente de Toledo e o procedente de Granada.
A bela e peculiar Plaza Mayor de Almagro é também o núcleo central de todas as atividades económicas, bem como dos atos religiosos, lúdicos, económicos e públicos da cidade.
Fonte: http://www.turismocastillalamancha.com/ Wikipédia.org

Nenhum comentário: