Imitando bichos

“A verdade é que os bichos, quando imitam as pessoas, perdem toda a dignidade”.

Mário Quintana


Por vezes quando ando a tratar do meu jardim; quando saio de casa para ir buscar qualquer coisa ao carro; quando vou dar comida aos meus cães; quando desfruto de um pouco de sol no jardim de minha casa;… alguém na vizinhança em gritos estridentes imita gatos, pavões, corujas, pássaros...


Quando olho em direção aos sons, alguém invariavelmente se esconde na folhagem de frondosas árvores do jardim vizinho. Quando isto acontece, lembro-me sempre de um salmo de São Mateus: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” (Mateus 10:16)

Como este tipo de acontecimentos já dura há muito tempo, ao ponto de já estar habituada, não dando importância ao assunto, continuo a fazer a minha vida normal. No entanto não posso deixar de me perguntar: E quando os homens imitam com tanta insistência os animais, ganham dignidade?

Para acabar recordo aqui também e mais uma vez, o salmo do mesmo apóstolo: “E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.” (Mateus 10:11)

Que pena esta ser a minha casa permanente e não uma qualquer hospedaria, não é?

Nenhum comentário: