Visita a Almagro - 2º Dia - Parte IV

Uma vez mais na Plaza Mayor de Almagro, depois da visita ao Corral de Comedias, fomos até ao edifício do Ayuntamento, onde no rés-do-chão fica situada a Oficina de Turismo da cidade, para recolhermos mais informações sobre os pontos a visitar.
O belo edifício da Câmara Municipal oferece uma elegante fachada de pedra de cantaria, com três portas e janelas gradeadas no piso térreo, com uma varanda principal com cinco aberturas com vergas, tendo ao centro um grande escudo com as armas antigas da cidade, onde não falta a cruz da Ordem de Calatrava. No canto esquerdo, o edifício apresenta uma pequena torre com um relógio e um sino, datada de 1798, que veio do antigo Convento de Santa Catalina de frades franciscanos.
Segundo informação recolhida no turismo, a cidade tinha um castelo mouro, a que chamavam Almagrib, que estava levantado num dos caminhos que iam de Toledo a Córdoba.  E Almagreb era um nome que se referia à argila vermelha característica da área, a cor de Almagro. O ocre é ainda hoje usado para pintar a madeira das suas casas e está presente na coloração da Plaza Mayor e outros edifícios municipais da cidade.
A Plaza Mayor de Almagro está no mesmo local da antiga praça medieval, que passou por uma transformação notável durante o séc. XVI e foi em grande parte construída sob a responsabilidade da família Fugger, os banqueiros de Carlos V de Habsburgo. Dessa época são também os seus edifícios com balcões de cor verde, com arcos de inspiração flamenca suportados por colunas toscanas e feitos à imagem da Europa Central. Por baixo dos pórticos existem bares e lojas de artesanato.
Los Függer (ricos banqueros flamencos traídos por Carlos I) la hicieron a imagen y semejanza de las del centro de Europa.É um lugar com muitas reminiscências de outra época e de uma outra maneira de entender a vida, com lojas já difíceis de se encontrar, onde os artesãos locais nos abrem as portas, com as rendas delicadas, cestaria e produtos regionais, como as suas famosas berenjenas de Almagro (beringelas em calda), que resultam do trabalho realizado desde tempos imemoriais, de homens e mulheres almagreños.
A partir da Câmara Municipal, segue-se à esquerda, pela Calle San Agustín e logo se esbarra na Iglesia de San Agustín, que já se fazia notar à distância, pelas suas duas torres observadas da Plaza Mayor.

A igreja é um edifício barroco do séc. XVIII, encomendada em 1625 emandada construir, como muitos outros em Espanha, por um mandado testamentário de uma família, a família Figueroa. Foi terminada em 1719 e é uma obra-prima do barroco provincial e outrora pertencia a um convento de frades agostinianos já desaparecido. Encontra-se situada no lugar onde outrora se encontrava o palácio da família Fugger. Por se encontrar fechada no momento da nossa visita não pudemos visitá-la por dentro.
Caminha-se para oeste e mais à frente na mesma rua encontramos do lado direito o Teatro Municipal de Almagro, com uma belíssima fachada branca e ocre. Situado a uma curta caminhada da praça central desta cidade encantadora é um teatro/ópera que tem uma agenda movimentada durante todo o ano.
O Teatro Municipal foi construído em 1863 pelo arquiteto Cyril Rod e Soria, que tentou resumir na sua fachada a aparência e ornamentação própria dos valores da burguesia do século XIX. A sua fachada branca e ocre é neoclássica, com três arcos ladeados por duas portas de serviço e duas janelas e possuindo nichos com esculturas. No seu interior o teatro pode acomodar 530 pessoas.
Pela Calle Encomienda, voltamos para a esquerda e segue-se pela Calle Diego de Almagro, a caminho do Almacén de los Fugger (Armazém dos Fúscares), do séc. XVI. No caminho encontra-se também o edifício da Biblioteca Pública Municipal Manoelita Espinosa e um pouco mais à frente aparece-nos o famoso Armacén de los Fugger, um edifício de cor ocre.
O Almacén de los Fugger é realmente um antigo armazém construído no século XVI pelos Fugger, uma família de banqueiros, ou para gerenciar e armazenar o mercúrio das Minas de Almaden e cereais. A fachada é de tijolo burro de barro vermelho e é um edifício rústico observado do lado de fora. No interior, está organizado em torno de um pátio quadrado com galerias da Renascença e arcadas de tijolo apoiadas em colunas de calcário.
O pátio, foi originalmente construído para ser uma espécie de hall de entrada com escadaria para o primeiro andar. É composto de belas arcadas apoiadas em colunas. Após a partida dos Fugger, no final do século XVIII, teve diversas utilizações, sendo adquirido pelo Ayuntamento em 1984. Hoje abriga a Universidade Popular de Almagro e é uma das áreas cénicas do Festival Internacional de Teatro Clássico da cidade.
Fonte: Wikipédia.org / http://www.turismocastillalamancha.com / http://www.turismoalmagro.com/monumentos_sanagustin.htm

Nenhum comentário: