Visita a Almagro - 2º Dia - Parte III

A Plaza Mayor de Almagro ainda tinha algo para nos revelar, e por isso nos dirigimos ao Corral de Comedias, que é o lugar mais emblemático da cidade.
En uno de los flancos de la Plaza Mayor se encuentra el famoso Corral de Comedia , único en su género en todo el mundo, declarado Monumento eO Corral de Comedias fica situado mais ou menos ao centro, num dos lados da Plaza Mayor e foi para lá que nos dirigimos. Ninguém sabe a data exata da sua construção, mas o seu tipo corresponde ao séc. XVI ou início do séc. XVII, sendo o único teatro da época que mantém a sua estrutura original, provavelmente porque a cidade o continuou a usar e conservar ao longo dos tempos.

Foi declarado Monumento Nacional em 4 de março de 1955, e lá dentro podemos desfrutar de uma ambiência única, sendo um lugar aos olhos de quem o visita, verdadeiramente mágico. As suas galerias, palco e camarins podem ser visitados e, em cada ano é ali que decorre o Festival Internacional de Teatro Clássico.
Nos dias de hoje, a cidade está fora das rotas turísticas, pois as vias rápidas estão afastadas da cidade, no entanto a fama da cidade persiste, muito devido à existência deste Corral de Comedias, que rMoreeproduz nos nossos dias, todo o esplendor de um teatro usado a partir do séc. XVI até ao séc. XVII - a idade de ouro do teatro espanhol.
O teatro é composto por um pátio que serve de plateia, cercado por 54 metros lineares de arquibancadas de madeira de cor ocre, a cor da argila avermelhada que dá nome à cidade de Almagro. Tem dois andares de balcões à volta do pátio, tendo o último andar ganchos para colocar um toldo que protege os espectadores durante as horas do dia. Das varandas das arquibancadas pendem castiçais para velas ou lamparinas, que outroram iluminavam o local à noite. No pátio há um poço localizado à entrada do lado direito, que fornecia água aos espectadores.
Entre a porta da frente e o palco, estende-se o seu pátio, como uma sala pavimentada, com pequenas pedras roladas, vestindo o pórtico da Cruz de Calatrava.

Fonte: http://www.turismocastillalamancha.com/ Wikipédia.org

Nenhum comentário: