A caminho de Marrakech


A nossa 8ª etapa, tinha como rumo a cidade de Marrakech. Ao sairmos de Marrakech, Seguimos a estrada da mesquita, junto ao mar, e a poucos quilómetros de Casablanca, situa-se a estância balnear de Ain- Diab, próxima de uma ponta de onde se observa uma bela vista sobre o oceano e a costa, com uma praia de 3 km. Aqui próximo fica o marabout, muito frequentado, de Sidi-Abd-er-Rahmane, e assente num pitoresco rochedo acessível apenas na maré baixa. Regressámos à estrada S 114, e a partir daqui o percurso tornou-se monótono e muito rápido, sobre boas estradas até Berrechid, e depois ascendendo ligeiramente até Settat, a 361 m de altitude. Berrechid, a primeira cidade que encontrámos no caminho é uma cidade industrial, que fica a 30 km ao sul de Casablanca.
A cidade seguinte, Settat, é uma cidade situada na região centro-norte de Marrocos com cerca de 120000 habitantes, sobre a Chaouia, planície costeira, e que fica a cerca de 57 km de Casablanca.Settat foi a maior zona de paisagem agrícola, vista por nós. É uma zona onde se produz muito algodão, o que deu origem a uma excelente indústria de produção de tecidos e roupas de algodão. Settat está bem conectada com outros centros urbanos através do transporte ferroviário e rodoviário, em especial com as cidades de Casablanca e Marrakech, o que facilita o escoamento das suas produções. É uma das cidades mais ricas de Marrocos, o que se reflecte na sua atraente arquitectura e na existência de uma universidade.

Marrocos é um país predominantemente agrícola, e mais de metade da população vive do cultivo da terra. Nas montanhas criam-se grandes rebanhos de gado ovino e caprino. Apesar de tudo, profundas diferenças separam os níveis de vida da população e existe muita pobreza. A maioria dos agricultores possui apenas uma pequena parcela de terra do qual extrai o sustento para si e para os seus familiares.

Nenhum comentário: