Ligação Tetouan - Ceuta



O caminho que nos leva de Tetuan até Ceuta, é feito de contrastes: povoações tipicamente marroquinas e grandes urbanizações junto ao mar do género ocidental, claramente destinadas apenas a turistas endinheirados. Nestes 38 Km percorridos junto ao litoral, pode encontrar-se tudo, pastores e seus rebanhos, vendedores ambulantes, camelos e seus donos preparados para a fotografia com os turistas e até caminhantes apressados. Esta estrada que se situa numa espécie de planalto, dá-nos uma panorâmica excelente do litoral mediterrânico, bem como a possibilidade de avistar a Europa, se estiver tempo límpido, uma vez que o Estreito de Gibraltar, tem aqui a sua zona de maior proximidade entre África e a Europa.
O Estreito de Gibraltar é uma importante rota de transporte marítimo do Mediterrâneo para o Atlântico. Este Estreito, cuja profundidade varia entre 300 e 900 metros, faz a real fronteira entre África e a Europa, que na antiguidade eram conhecidas como os Pilares ou Colunas de Hércules. A largura mínima é de 14,4 km, entre Punta de Oliveros em Espanha e Punta Cires em Marrocos.
O Estreito de Gibraltar, assim como o rochedo de Gibraltar, deve seu nome ao general árabe djebel Tarik, de Tariq ibn Ziyad e sua família, que em 711 atravessou o estreito para se estabelecer na Espanha visigótica. Foi a primeira incursão muçulmana na Península Ibérica.

Nenhum comentário: