Sidi Kacem é uma cidade de média dimensão do Noroeste de Marrocos. Os seus habitantes, os "Kacemis" são cerca de 74.062 (segundo o censo 2004). Situada entre as cidades de Meknes (45 km), Tanger (210 km), Fez (85 km) e Rabat (120 km), perto do rio Rdom, a partir do qual se estende a grande e fértil planície do Gharb ("Gharb" em árabe significa o Ocidente).
Fazendo parte da "província de Sidi Kacem" (região do Gharb-Chrarda-Beni Hssen) mais conhecida por "Chrardas", a cidade é um centro de recolha de grão, produzido nas montanhas a leste e a norte. A cidade também é um mercado activo, do Sudeste de Marrocos, devido aos produtos da rica planície do Gharb, como os citrinos, o azeite, o algodão, a beterraba e o arroz. Estes produtos são escoados para o resto do país, através da estação e linha de caminho de ferro que serve a cidade e os seus arredores.
A cidade tem dois grandes Souks (mercados), o de quinta-feira, na cidade e os novos Souks (desde 1978) no domingo, na estrada para Fez a norte da cidade. Tem também um festival anual de gado, com várias espécies e ainda cavalos árabes. A cidade foi fundada em duas fases, que deram origem a duas zonas distintas e separadas, a Zaouia que é o centro da cidade e o seu souk al-Khmis.
Postar um comentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário