A bela Firenze

Florença ou Firenze, como lhe chamam os italianos, é uma das mais belas cidades do mundo e a capital da província homónima e da região da Toscana.

A cidade espalha-se pelas margens do rio Arno, entre o mar Adriático e o mar Tirreno, quase no meio da península itálica. É uma cidade que fervilha com a indústria, o artesanato, o comércio, a cultura, arte e ciência.

Conhecida como berço do renascimento italiano, a cidade também foi o cenário principal de obras de grandes artistas do Renascimento e possui em cada esquina e em praticamente todos os seus museus, contribuições de nomes lendários como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio e Donatelo, entre outros.

Fiel à sua tradição, Florença conserva um lugar de destaque na arte e na cultura italianas, e caminhar pelas ruas de Florença é ter uma deliciosa aula de história a cada passo.
Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, que é um marco da literatura universal. Neste Poema, Dante descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra.

Segundo os historiadores a cidade teve origem num antigo povoado etrusco. Foi fundada pelos romanos no século I a.C., por motivos comerciais e militares, com o objectivo de controlar os únicos pontos navegáveis do rio Arno e os Montes Apeninos, nas rotas de Norte para Sul da península itálica.

A cidade foi governada pela família Medici desde o início do século XV até meados do séc. XVIII. Os Medici, foram os grandes patronos das artes e ciências, sendo na verdade este o período em que a cidade esteve no auge de sua glória, no que se refere à arte e cultura, bem como na política e poder económico.

O Grão-Ducado dos Medici, foi no séc. XVIII sucedido, pelo domínio da Casa de Lorena, quando em 1860 a Toscana se tornou parte do Reino da Itália, sendo Florença a capital desde 1865 a 1871. Neste século, a cidade teve mais uma vez um importante papel como centro de cultura e das artes.

Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes, bem como as magníficas praças e inúmeros museus. A grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore (Templo Principal), é considerada uma das mais belas da Europa.

Fonte: Wikípédia / http://www.ci.com.br/ http://www.aboutflorence.com

Nenhum comentário: