Visita a Génova - Parte I


A chegada a Génova, já de noite, fez com que a procura do parque de campismo resultasse difícil. O parque de campismo ficava situado na zona de Pegli, a cerca de 6 Kms a Oeste da cidade de Génova, e as coordenadas GPS coincidiam com um túnel na auto-estrada. Por cima do túnel situava-se o parque, pelo que tivemos de abandonar a auto-estrada e só a partir da marginal é que se conseguiu o rumo certo.

A zona de Pegli é situada à beira do Mediterrâneo. É um bairro de elite e foi um concorrido retiro de fim-de-semana para os genoveses abastados, desde o final do séc. XIX e início do séc. XX.

O parque de campismo Villa Doria, (GPS: N 44° 25' 52'' - E 8° 48' 48'', Tel./Fax +39 010 6969600), foi o escolhido por nós. É um parque situado dentro das matas pertencentes ao Parque Villa Doria, em local montanhoso, na encosta que cai até ao Mediterrâneo e rodeado de intenso arvoredo, que nos propiciou a tranquilidade necessária ao retemperar de energias para uma nova etapa de viagem.


Embora longe da cidade tem boas comunicações por comboio e urbanas para o centro da cidade. O primeiro dia em Génova foi passado no parque de campismo a ler e a relaxar, para descanso da viagem e o segundo dia foi destinado à visita da cidade de Génova.
No segundo dia, a saída do parque foi realizada pela hora do almoço. Descemos a pé pela Via Andrea Vochieri, o caminho pedestre através do Parque/jardim do Palácio Villa Doria, que encontrámos mais abaixo à direita e passando o portão, logo encontrámos a estação de caminho-de-ferro, à esquerda.

O comboio do tipo automotora e mascarrado com grafittis, levou-nos pelos subúrbios da cidade de Génova, passando por vários túneis escuros e algo extensos, até à estação já dentro da cidade. Depois o autocarro levou-nos até Piazza de Ferrari, situada em pleno centro da cidade.

Numa geladaria debaixo de arcos, uma taça de gelado serviu de sobremesa tardia e de refresco para o dia de calor que se fazia sentir. Era nossa intenção fazer a visita recomendada pelo Guia da American Express, e começamos por observar detalhadamente a imponente Piazza de Ferrari.

A Piazza de Ferrari, situada em pleno coração da cidade, entre o histórico e o moderno centro da cidade, é conhecida pela sua enorme fonte em bronze, rodeada de fontes luminosas que brotam de pavimentação moderna. Esta fonte construída em 1936, foi restaurada nos últimos anos, juntamente com uma nova estilização desta importante da praça.

A Piazza, está rodeada de vários edifícios Art nouveau, como a antiga Bolsa de Valores, a torre do Teatro Carlo Felice e em frente ao Palácio do Governo Regional da Ligúria, a Academia de Belas Artes. São também inúmeros os edifícios de escritórios, sedes de bancos, seguradoras e outras empresas privadas, fazendo deste bairro o centro financeiro e empresarial de Génova, de modo que genoveses popularmente se referem a ela, como a "Città" de Génova.

Nenhum comentário: