Visita a San Remo - Parte II



San Remo II

Após a visita à Igreja Ortodoxa Russa de San Borilio, caminhámos novamente pelo Corso Imperatrice, seguimos até ao Casino, apanhando a meio caminho o Corso Matteotti. Pela Via Corradi acede-se a Piazza San Siro.

Ali se encontra a Catedral de San Siro, na praça um pouco abaixo de La Pígna, onde podemos também encontrar o Baptistério de San Giovanni Battista, que encerra uma famosa pintura de Orazio de Ferrari, na “comunhão de Maria Madalena”. Em frente à Catedral de San Siro está a Capela da Imaculada Conceição, um notável exemplo da arquitectura barroca.

Também no sopé da La Pigna se encontra o Palazzo Borea D'Olmo construído no séc. XV, que mostra um belo átrio e dois portais decorados com esculturas do séc. XVI, no interior, no piso principal e nos quartos, podem ser vistos frescos de Giovanni Battista Merano. Este Palácio abriga ainda o Museu Cívico de Arqueologia.

Da Piazza San Siro e desta é um pulinho até à Piazza Cassini às portas de Cidade velha, La Pígna. Na Piazza Cassini, acede-se ao interior de La Pigna, por uma porta em arco, a Porta di Santo Stefano, que funciona como a real divisão entre a cidade nove e a cidade velha.

La Pigna era a antiga cidade real e hoje é a zona mais "humilde" e espontânea da cidade. Ela é cheia de vielas cobertas, casas altas e encostadas umas às outras, algumas com cores vivas e outras com cores mais esmorecidas. Ali se vivem longos silêncios, que por sua vez criam emoções e muitas sensações aos turistas que a visitam.

Primeiro, o seu nome “La Pigna” (a Pinha) provém do seu crescimento em forma concêntrica em torno da colina, como uma pinha. Nasceu como fortaleza, por volta do ano 1000 d.C. e foi ampliada e reforçada até ao séc. XVI, de modo a protegê-la dos ataques piratas.

La Pigna não é um local para turistas de janela de automóvel, tem de ser descoberta a pé, a partir da Piazza Santo Stefano subindo sempre até ao Santuário da Madonna della Costa, que é o edifício religioso principal da cidade.

A partir da Piazza di Santo Stefano, sobe-se um pouco pela rua homónima, até à Porta de San Sebastiano, caracterizada por belas abóbadas, e a partir dai, segue-se para a esquerda, pela Rivolte San Sebastiano até à Piazza Dei Dolori (Praça da Dor). Esta praça é assim chamada porque antigamente a Irmandade de Nossa Senhora das Sete Dores estava localizada nas proximidades do Oratorio di San Sebastiano.

Ali estamos dentro da parte mais antiga da cidade que está cheia de pequenas ruas e becos cobertos com abóbodas como protecção ao vento, por onde se sobe até ao cimo da colina, onde se encontram os Jardins da Rainha Elena e à sua frente o Santuário di Madonna della Costa.

La Pígna é um local soberbo! É uma espécie de aldeia dentro da cidade de San Remo, onde as casas se desenvolvem em anéis concêntricos com passarelas cobertas, trepando a colina que cai até à cidade nova e ao Mediterrâneo.

As ruas principais estão dispostas em círculos concêntricos, cruzaram-se com vielas estreitas, íngremes caminhos com escadas e ruas escuras e sombrias, que serpenteiam em torno da Colina. É um mundo de pátios, arcos, fontes e escadarias no meio de uma série de casas em pedra de arquitectura arrojada. Alguns dos seus edifícios históricos, igrejas e praças foram restaurados e há lápides afixadas que informam sobre a sua história e importância.

O Santuário de Madonna della Costa, que fica no alto, acima de La Pigna, pode ser visto da maioria dos lugares em San Remo e é um autêntico símbolo da cidade. Uma estrada feita em mosaico, datando de 1651, lidera o caminho até ao santuário. O santuário remonta ao séc. XVII e a sua cúpula foi construída entre 1770 e 1775. Lá dentro um belo altar, órgãos e belas pinturas e imagens do séc. XVII e XIX.

A partir do topo de La Pigna, observa-se uma bela vista panorâmica sobre todo o vale e cidade de San Remo, tendo a aldeia ali o seu fim. A partir dali, as encostas estão cobertas de castanheiros e carvalhos nas partes mais sombrias e oliveiras ao sol. Na encosta mais acima, há pastagens e áreas protegidas.

Os belos jardins da cidade são encontrados em vários lugares. Os Jardins da Rainha Elena estão situados no topo da colina, acima de La Pigna, mas a maioria dos jardins estão situados dentro de parques residenciais, e são pertença de Vilas e Palácios, mas encontram-se quase todos perto do Porto Sole.

Em frente e junto ao Mediterrâneo a marina do Porto Sole, é muito bem protegida e tem todas as comodidades modernas, é ali que estão os mega-iates. No velho porto, o Porto Vecchio, é o mais movimentado, destinado para as embarcações de pesca e pequenos barcos de recreio e tem uma atmosfera maravilhosa.

Fonte: La Pigna Sanremo Vecchia - INFO SANREMO.mht / Cità de San Remo - La Pígna.mht

Nenhum comentário: