Visita a Pisa - Parte II


O coração da Piazza del Duomo é obviamente, o Duomo. Esta catedral medieval é dedicada a Santa Maria Assunta (Santa Maria da Assunção). É uma igreja belíssima e não se compara em beleza interior ao Baptistério. Tem cinco naves, com transepto de três naves.

A sua construção foi iniciada em 1064 pelo arquitecto Buscheto, que definiu um modelo distinto para o conjunto da Catedral de Pisa, em estilo românico. Os mosaicos do interior, bem como os arcos ogivais, mostram uma forte influência bizantina.

Na Catedral também podem ser encontradas algumas relíquias trazidas durante as Cruzadas, como os restos mortais de três Santos, Abibo, Gamaliel e Nicodemos e um vaso que é considerado um dos frascos de vidro, onde Jesus transformou água em vinho, naquele que foi o seu primeiro milagre.

No interior da igreja, encontram-se também as ossadas de São Ranieri, o padroeiro de Pisa e o túmulo do Imperador do Sacro Império Romano, Henrique VII, esculpido por Tino da Camaino em 1315.

Este túmulo, situado inicialmente na abside atrás do altar-mor, foi desmontado e mudou muitas vezes de posição, durante vários anos por motivos políticos. As estátuas originais agora estão no Museu da Opera del Duomo, situado ao lado num comprido edifício, a antiga Sala do Capítulo.

Ali, pode ser observada uma infinidade de obras de arte, esculturas, objectos sacros e variados frescos. A arquitectura monumental tanto exterior como interior, dos edifícios, bem como a sua famosa Torre Inclinada, concluída ao final do século XIII, empolgaram-nos bastante.

Fonte: Wikipédia / www.travelplan.it/pisa_guide.htm

Nenhum comentário: