A caminho de Pisa - Riviera di Levante (Parte IV)

Depois de se entrar na província de La Spezia ainda na Ligúria, a povoação que se avista é Varese Ligure, uma aldeia do interior, no Vale de Vara. Varese Ligure tem um pequeno castelo no centro da cidade e é rodeado por belos edifícios.

Mais à frente e já no litoral, aparece-nos Levanto, muito popular no Verão e no Inverno, pelo seu clima muito ameno. Há restos de muralhas medievais e um velho castelo. A sua torre do relógio é a única torre que ainda está de pé.

A seguir depara-se-nos o enorme e belo promontório verde de Cinqueterre. A sua origem perde-se no tempo. O seu nome deve-se à existência outrora, de cinco castelos fortificados, próximos entre si, em torno dos quais surgiram cinco aldeias assentes em minúsculas baías ou encravadas no alto de rochedos. Todas elas são formadas por antigos predios estreitos e coloridos e que guardam preciosidades históricas, sobretudo igrejas e castelos.

São muito difíceis de serem visitadas por carro, devido aos seus difíceis acessos. Podem no entanto, ser visitadas por comboio ou barco. Há também trilhos pedestres, muito mais populares entre as pessoas das aldeias, que podem ser percorridos a pé, mas os turistas têm que pagar pelo seu uso.

Infelizmente para nós, devido ao adiantado da hora, não nos foi possível a visita a nenhuma destas belas aldeias de pescadores, devido não só à sua inacessibilidade, mas também ao tempo necessário à realização destas morosas visitas. No entanto, ficou pensada uma vinda num dos próximos anos, para uma visita detalhada à Ligúria.

Estas cinco belas povoações à beira mar, praticamente inacessiveis, são Portovenere, Lerici, La Spezia, Sarzana e San Terenzo e há trilhos para as pequenas vilas de pescadores situadas para o Sudeste, como Fiascherino, Tellaro e Montemarcello. Em La Spezia, encontra-se um centro de comboios e um porto de ferries, com partidas e chegadas para Portovenere, Lerici e as restantes povoações de Cinqueterre.

Fonte: http://goitaly.about.com/ /guiasdeviagem.com.br

Nenhum comentário: