Pisa

Pisa é uma cidade na região da Toscana, na Itália central, situada na margem direita da foz do rio Arno. Na realidade a cidade fica na junção de dois rios, o Arno e o Serchio, no Mar da Ligúria formando uma zona de laguna.
É a cidade capital da província de Pisa e apesar de Pisa ser conhecida mundialmente pela sua Torre Inclinada (a torre campanário da catedral), a cidade contém mais de 20 outras igrejas históricas, vários palácios e várias pontes em todo o rio Arno. A cidade também é sede da Universidade de Pisa, que tem uma história que remonta ao século XII.
Descobertas arqueológicas recentes revelaram a existência de um grande porto fluvial da época romana no seu subsolo. Nessas descobertas foram encontradas mais de 30 embarcações de vários modelos, algumas delas intactas e ainda com a mercadoria que transportavam, tendo sido recuperados muitos objectos. Tal facto deve-se à conservação possibilitada pelos sedimentos depositados ao longo do tempo pelo rio Arno.

Há 20 séculos atrás o estuário encontrava-se a 4 km do mar o que fazia do Porto das Maravilhas o maior porto romano, só igualado na sua importância pelo porto de Ostia, perto de Roma.
Actualmente a cidade encontra-se a 17 km do litoral. Acredita-se que a inclinação da famosa Torre de Pisa se deva ao facto de lá ter existido mar ou um estuário maior que o actual. O antigo porto encontra-se enterrado sob a estação ferroviária de San Rossore. Diz a tradição que foi no Porto de Pisa que S. Pedro desembarcou para pregar o Evangelho, tendo daí seguido para Roma.

Pisa, em 1016 era uma das Repúblicas Marítimas da Península Itálica, que juntamente com Génova e outras cidades aliadas, expulsaram os sarracenos e conquistaram as ilhas Córsega e a Sardenha, adquirindo o controlo do mar Tirreno e um século depois conquistaram as ilhas Baleares.
Pisa, que naquele tempo se situava à beira-mar, na foz do rio Arno, alcançou o apogeu do seu esplendor entre o século XII e o século XIII, quando os seus navios já controlavam o Mediterrâneo ocidental.

A rivalidade entre Pisa e Génova intensificou-se no século XIII e culminou na batalha naval da Meloria (1284), que marcou o declínio da potência pisana, tendo Pisa renunciado a qualquer pretensão sobre a Córsega e cedendo a Génova parte da Sardenha (1299).
Nos anos que se seguiram, Pisa caiu na sombra das potências vizinhas, como Florença e Siena, até que finalmente foi conquistada por Florença, em 1406. Sob o domínio dos Medici, a cidade experimentou um período de recuperação, graças ao seu porto. No ano de 1500 a cidade assistiu à construção da sua famosa universidade, que um século mais tarde iria ensinar Galileu Galilei.
Mas o que realmente marcou o fim de Pisa e o seu poder naval foi o assoreamento do porto, devido à acumulação de detritos transportados pelo rio Arno. A cidade, ficou por isso rodeada por um pântano insalubre, perdendo a sua importância no séc. XIX. Em 1810, Napoleão fundou a Scuola Normale Superiore em Pisa, que até hoje continua a ser reconhecida como uma escola de excelência na Itália e até no exterior.
No século XX, Pisa mais uma vez começou a prosperar, graças ao desenvolvimento da sua universidade, do comércio e da indústria e, em tempos mais recentes, pela fama adquirida entre os turistas do mundo inteiro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org / Wikipédia / www.travelplan.it/pisa_guide.htm

Nenhum comentário: