A Caminho de Génova - Riviera di Ponente (Parte I)


Depois da visita a San Remo, seguimos viagem pela estrada da costa, atravessando toda a Riviera di Ponente, até Génova onde iriamos estar dois dias e três noites.

Esta estrada da costa é a Via Aurélia ou SS1 e segue o percurso de uma antiga estrada romana, que no Verão está geralmente muito congestionada. É uma estrada sinuosa que atravessa, alguns trechos elevados e parece incrustada na montanha. É a mesma Via Aurélia que ligava Roma à Gália, de onde se disfrutam vistas deslumbrantes, com a montanha a cair por vezes a pique sobre o Mediterrâneo.

A zona percorrida até Génova, é designada de “Riviera di Ponente” (“do poente”, por estar a oeste da capital, em contraposição à “Riviera di Levante”, onde o sol se levanta ou nasce, a zona a este de Génova) e corresponde ao trecho de aproximadamente 180 km que vai desde a fronteira com a França até Génova.

É um prazer constante esta travessia da Ligúria, uma zona povoada desde a antiguidade e situada na costa tirrena, numa faixa de terra com poucos quilômetros de largura, espremida entre as montanhas dos Alpes, os Apeninos e o mar, um território quase totalmente montanhoso, caindo abruptamente sobre o mar.

A Riviera di Ponente ou Ocidental é a casa para muitas cidades costeiras, como Bordighera, San Remo, Alassio, Albenga, Noli, Varazze, entre outras. De um modo geral, a costa da Riviera ocidental é caracterizada por extensas praias arenosas, especialmente ao redor das cidades estâncias balneares de Alassio, Varigotti, possivelmente a melhor praia de areia da Riviera, e Varazze. As praias são de areia grosseira e bem diferente das praias de calhaus que caracterizam a Riviera Oriental.

Desde Ventimiglia e San Remo, passando por Impéria e Savona até Cervo, na metade oriental da região, as encostas são cobertas de estufas, muitas delas de flores. Por esse motivo, a província de Imperia, que se estende até Cervo, também é popularmente conhecida por “Riviera dei Fiori”, a Riviera das Flores, a província da floricultura da Ligúria. No entanto a paisagem não se traduz num cenário florido, como implica a denominação, mas sim numa paisagem algo industrial, devido à presença constante das estufas.

Impéria é uma pequena cidade do litoral da Ligúria, composta por dois bairros históricos, o bairro do Porto Maurizio e o de Oneglia, que ficam em ambos os lados do rio Impero que dá nome à cidade.

O Porto Maurizio está situado numa península a Oeste do rio, que se estende ao longo da costa. É um colorido e próspero bairro da cidade, atravessado por ruas estreitas conhecido como carrugi, e sua economia gira em torno da indústria do turismo. Foi uma possessão de Génova a partir do século XIII.

Oneglia encontra-se numa planície aluvial a leste do rio Impero, e o seu porto de trabalho é o mais moderno e industrial dos dois distritos. No seu centro está Praça Dante, a partir da qual irradiam algumas das principais estradas da cidade.

As cidades do interior da Riviera Ocidental, segundo alguns roteiros turísticos, são das mais interessantes da Ligúria, tanto pela sua história, como pelas suas lindas localizações no meio de florestas, vales e picos das montanhas dos Apeninos. No entanto, nós preferimos, desta feita, conhecer a zona litoral, deixando para outra viagem as maravilhas do interior.

Fonte: guiasdeviagem.com.br / Wikipédia

Nenhum comentário: