Visita a Pisa - Parte III

A Torre de Pisa foi deixada para último, pois mais uma vez se abateu sobre Pisa uma nova tempestade. Tivemos tempo de nos recolhermos dentro de uma antiga igreja da cidade, a Chiesa de San Sisto, situada já fora do perímetro monumental e ali estivemos até a tempestade passar. Como nós ali se recolheram numerosos turistas encharcados, que a todos os minutos chegavam.
San Sisto era o Santo Padroeiro da antiga Pisa medieval e era comemorado no dia 6 de Agosto. Este dia foi considerado auspicioso para a cidade como o aniversário de importantes vitórias da República de Pisa. No entanto, em 6 de Agosto 1284, Pisa perdeu 12 mil homens na Batalha de Meloria. Desde então, San Sisto deixou de ser comemorado. A partir de 1958, por vontade dos amigos do Pisa, em 6 de Agosto no dia de San Sisto, voltou a comemorar-se o dia de todos os mortos das batalhas de Pisa.

Só passado cerca de uma hora é que a tempestade abrandou, sendo então possível visitarmos a tão afamada Torre de Pisa. Um pouco afastados da edificação os turistas atropelam-se para captarem fotos, "ajudando a escorar" a Torre.
A Torre de Pisa, que começou a ser construída em 1174, foi projectada para abrigar os sinos da Catedral da cidade. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, devido a um afundamento do terreno. Tentando-se compensar a falha, os outros andares foram construídos um pouco maiores do lado mais baixo da torre. Só que a estrutura afundou ainda mais pelo excesso de peso. A torre acabou de ser concluída inclinada, em 1350, atingindo os 56 metros de altura. Hoje, a sua inclinação chega aos cinco graus.

Depois a tão esperada entrada na Torre, numa grande fila de turistas. Uma das coisas que mais impressiona quando se sobe a Torre de Pisa, é a sensação de subir escadas em espiral, numa torre que se apoia inclinada, provocando vertigens a quem a sobe. Lá em cima, o panorama é belíssimo, uma autêntica vista aérea da cidade e arredores.

A cidade Pisa conserva ainda um aspecto antigo, com casario antigo em tons pastel e muitas igrejas. Nas margens do rio Arno, as edificações apresentam um aspecto muito arrumadinho, sendo ali que encontramos a Igreja de Santa Maria della Spina, uma pequena igreja ao lado Ponte Solferino, que guarda uma “spina” (espinho), uma relíquia da Coroa de Espinhos de Cristo.

No final da visita à cidade de Pisa, voltámos à autocaravana e mais uma vez sob chuva intensa e grande trovoada, posemo-nos a caminho de Florença, onde queríamos ir pernoitar.

Fonte: Wikipédia / www.travelplan.it/pisa_guide.htm

Nenhum comentário: