A caminho de Pisa - Riviera di Levante (Parte II)


Bem diferente da Riviera di Ponente, a Riviera di Levante é cheia de pequenos portos pesqueiros com suas casinhas em tons pastel e corresponde à faixa litoral, que vai de Génova à divisa com a Toscana.

Trata-se de uma região bem acidentada, com pequenas baías, praias e rochedos à beira-mar. Uma paisagem de sonho onde se destacam a Península de Portofino e Cinqueterre.

A estrada da costa é feita numa encosta de rochedos escarpados, que caem sobre o mar Mediterrâneo. É uma estrada sinuosa, com muitos trechos elevados, parecendo incrustada na montanha e que passa no mesmo local da antiga Via Aurélia, que ligava Roma à Gália.

Lá em baixo, o azul cintilante do mar profundo vai demarcado enseadas e pequenas praias de cascalho e aqui e além pequenas e paradisíacas estâncias balneares da preferência das elites italianas, como Santa Margherita e Portofino.

É um trecho da costa muito popular entre os turistas italianos e estrangeiros, mas onde também se podem encontrar locais que fogem às multidões, como ao longo dos penhascos protegidos das aldeias de Cinqueterre.

Camogli é a primeira povoação que se encontra. É uma encantadora vila piscatória situada num afloramento rochoso. Camogli tem uma bela praia e os típicos prédios coloridos em tons pastel.

Perto de Camogli pode visitar-se San Fruttuoso, uma Abadia à beira mar, numa pequenina aldeia de pescadores entre rochedos, completamente isolada e acessível apenas por mar ou por um trilho pedestre de uma hora de caminhada.

Uns quilómetros a seguir, aparece-nos Rapallo. Em Rapallo existem ainda resquícios históricos de seu longo passado, como a Ponte di Annibale, um pequeno castelo medieval à beira-mar e várias igrejas.

É a maior estância da Riviera di Levante. Tem um porto de pesca e um belo passeio marítimo, cheio de hotéis e cafés. Um elevador de cremalheira leva-nos até ao Santuário de Montallegro, do séc. XVI.

Fonte: http://goitaly.about.com / guiasdeviagem.com.br

Nenhum comentário: