Visita a Génova - Parte II

Já a caminho da Piazza Mateotti, encontra-se o Palácio dos Doges, "Palazzo Ducale" como é chamado em Génova. É um edifício histórico de Génova uma vez que pertencia aos duques de Génova, sendo nos dias de hoje um museu e um centro de eventos culturais e exposições de artes.
Na escadaria do Palazzo Ducale, estão geralmente muitos jovens sentados, que reconhecem este lugar como ponto de encontro habitual, no centro da cidade.

Situado no coração da cidade, tem duas entradas diferentes. A fachada principal na Piazza Matteotti e a segunda na Piazza de Ferrari. O Palácio dos Doges foi restaurado em 1992, por ocasião das comemorações de Cristóvão Colombo e os 500 anos do descobrimento da América.
Paralela ao Palácio dos Doges, já na Piazza Matootti, encontra-se do lado esquerdo algo recuada numa esquina, a Chiesa de Il Gesù, uma igreja barroca construída entre 1589 e 1606, também conhecida por Santi Ambrogio e Andrea (Igreja de Jesus e dos Santos Ambrósio e Andrea).

Foi talvez a igreja mais bela que já alguma vez vi, repleta de frescos maravilhosos e cheia de inúmeras obras de arte, merecendo especial referencia, o presépio no altar, esculpido por Thomas Orsolino. A luz interior é magnifica, o que torna a igreja ainda mais esplendorosa.

A igreja contém obras de arte de grande importância. A estrutura é de uma única sala e tem uma cúpula central. Os vãos laterais têm uma série de pilares e a decoração em mármore policromado e estuque dourado adornam o interior da Igreja. A decoração também inclui um ciclo de frescos de Giovanni Battista Carlone e até as capelas laterais são divinamente pintadas.

Depois da visita à Igreja de Jesus, foi a vez de pararmos em frente à fachada principal do Palazzo Ducale. Pela Via San Lorenzo, chegámos ao Duomo. O Duomo ou Catedral de S. Lorenzo de Génova terá sido financiada pelo primeiro saque das Cruzadas e a sua consagração data de 1118.

Associa vários estilos arquitectónicos, desde o magnifico portal lateral de San Giovanni, românico, até aos pormenores barrocos de algumas capelas laterais. Os três portais ocidentais são em estilo gótico. A Capela de São João Baptista, padroeiro de Génova, é a mais sumptuosa.
Queríamos visitar o Museu del Tesouro di San Lorenzo, que se encontra na cave, mas encontrava-se fechado. Este museu guarda o prato romano em vidro verde, usado na Última Ceia e outro prato azul da calcedónia, onde teria sido apresentada à rainha Salomé, a cabeça de S. João Baptista.

Em seguida tomámos a Via Porta Soprana, a caminho da porta oriental da cidade antiga, com dois enormes torreões semicirculares. Pelo caminho encontramos muitos cafés restaurantes e comércios. A Porta Soprana foi outrora a principal porta de entrada para a cidade de Génova.

É uma grande arquitetura medieval em pedra, localizada na parte superior do Passeio de Santo André, a uma curta distância do bairro histórico de Raveca, o "oppidum" da cidade antiga.
Passada a Porta Soprana e descendo uma escadaria em piso de seixos, encontramos do lado esquerdo, o Claustro de Sant’ Andrea, que é o que resta de um antigo convento (Convento de Sant’ Andrea) do séc. XII. Logo abaixo, no final da escadaria-estrada, encontra-se a Casa-Museu de Cristóvão Colombo, toda em pedra e recoberta de trepadeiras, que segundo a lenda é o local de nascimento do navegador.

Fonte: Wikipédia / www.vittoriaorlandini.com / www.initalytoday.com

Nenhum comentário: