A Caminho de Génova - Riviera di Ponente (Parte II)

A estrada litoral vai-nos mostrando as vilas e cidades costeiras, bem como muitas das estâncias balneares e muitas marinas ao longo da costa. Depois e antes de Alassio, aparece-nos ao longe depois de uma curva da estrada, a pequena, original e linda vila medieval de Cervo, na encosta de uma colina à beira mar e algo afastada da zona nova e da enorme praia de areia branca.

Cervo é a mais bonita povoação litoral a leste de Impéria, com ruas estreitas e casas em tons pastel empoleiradas sobre uma íngreme escarpa. É um original burgo de características medievais, protegido por muralhas, dominado por duas torres da Chiesa de San Juan Bautista de características barrocas e rodeada por colinas verdes.

O centro histórico é repleto de lojas de artesãos e artistas, onde só se vai a pé e que conserva construções antigas e ruas de paralelepípedos. Na parte alta da cidade em torno das ruínas do passado, as montanhas são cobertas com florestas de pinheiros e oliveiras, com trilhos onde se pode apreciar a calma e respirar ar puro.

Pelo litoral estende-se a área balnear, com uma grande praia de banhos, mas também por ali abundam pequenas e discretas praias e falésias, que são livremente acessíveis e onde se pode ouvir a voz do mar.

Na enseada a seguir aparece-nos Alassio, uma cidade já na província de Savona, que é muito procurada no Inverno, por motivos de saúde e que é uma magnifica estância balnear no Verão, onde existem inúmeros hotéis.

Foi uma cidade edificada na Idade Média, quando os habitantes do vale começaram a descer para o mar para pescar. Segundo a lenda, o seu nome deriva do nome de Adelasia, filha do Imperador Otto I, rei dos Germanos e primeiro Sacro Imperador Romano, coroado pelo Papa João XII, em 962.

O controlo da cidade era feito pelos monges da ilha de Gallinara, uma pequena ilha situada em frente de Alassio e mais tarde passou para o domínio do município de Albenga.

A partir de Alassio e por já ser tarde, decidimos ir pela auto-estrada para procurarmos o parque de campismo, em Génova, onde chegámos ao cair da noite.

Fonte: guiasdeviagem.com.br / Wikipédia

Nenhum comentário: