Visita à cidade de Pisa - Parte I


O dia seguinte acordou chuvoso, mas a partir do início da tarde a chuva diminuiu e já havia boas abertas. Apanhamos uma urbana e fomos até à cidade.

Primeiro parámos para o almoço, no lado exterior da alta cerca murada da ampla área monumental de Pisa, onde se encontram o Duomo (a catedral), o Baptistério, o Museu do Duomo e o Campanário do Duomo, isto é, a famosa Torre de Pisa.

Esta torre cónica e inclinada, é o resultado de um antigo projecto arquitectónico que outrora resultou num erro e que nos dias de hoje traz inúmeros turistas a Pisa.

Mas a famosa Torre de Pisa, é apenas um elemento de um trio de esplendores românicos construídos em Pisa, sobre o tapete verde da Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres), também designada de Piazza del Duomo.

Nesta praça além dos seus famosos monumentos, encontramos muitas lojinhas de souvenires e inúmeros vendedores ambulantes de variadíssimos artigos que são cópias de marcas famosas, como relógios, canetas e carteiras de senhora.

O pátio estava lotado de turistas e a sensação de ali entrar é indescritível, tal é a grandeza e monumentalidade do conjunto. Todo o conjunto tinha sofrido limpeza exterior recente, mas a torre encontrava-se ainda em obras de restauro.

Os bilhetes para a visita aos monumentos são caríssimos e compram-se nas bilheteiras situadas dentro de um pavilhão do lado direito, situado na continuidade das lojas.
O primeiro monumento a ser visitado por nós, foi o Baptistério. Dedicado a São João Batista, fica em frente à extremidade Oeste do Duomo. É uma construção circular em estilo românico e o maior baptistério da Itália e a sua construção foi iniciada em meados do século XII, sob a orientação do arquitecto Diotisalvi, mas só terminou no séc. XIV. O nome do seu arquitecto está mencionado num pilar do interior, como “Magister Diotosalvi”.

A amplidão do interior é avassaladora, mas é surpreendentemente simples, carecendo de decoração e tem notável acústica. O piso superior e a abóbada foram adicionados mais tarde, em estilo gótico, edificados por Nicola Pisano e Giovanni Pisano.
Possui um belo púlpito de mármore, de Nicola Pisano, assente sobre colunas encimadas por esculturas representando as virtudes. Este púlpito possui relevos representando a Natividade, a Adoração dos Reis Magos, a Crucificação e o Juízo Final. A pia baptismal também em mármore é de Guido da Como.

Fonte: Wikipédia / www.travelplan.it/pisa_guide.htm

Nenhum comentário: