A caminho de Pisa - Riviera di Levante (Parte III)


A partir de Rapallo segue-se pela estrada junto à costa para Sul, até se encontrar a estância de Santa Margherita Ligure. Santa Margherita Ligure é uma cidade de porte médio, grande o suficiente para não parecer sufocada pelo turismo que tem sido uma parte integrante da existência da cidade há muitas décadas.

O seu porto atende principalmente iates, mas a cidade também é lar de uma frota de pesca de pequena dimensão. Há uma ampla quantidade de hotéis e restaurantes, bares, cafés e sorveterias, espalhados ao longo da costa e uma selecção de passeios na marginal, para as passeatas à beira-mar. As praias concessionadas sucedem-se espalhando-se pelo litoral.

A partir de Santa Margherita inverte-se a marcha e caminha-se novamente para Oeste, contornando a colina que domina a beira-mar para irmos a Portofino, um dos balneários mais populares na Riviera italiana e o preferido dos ricos e famosos durante o seu apogeu 1950. Para lá chegar-mos tivemos que deixar a autocaravana a meio caminho, fazendo o resto do percurso a pé, pois a partir de certa altura só carros ligeiros é que passam.
Portofino é uma bonita vila de casas coloridas, construídas em torno de uma meia-lua, a forma do seu porto natural. Acima da aldeia, empoleirado na encosta escarpada, encontra-se o Castello Brown.

Esta cidade portuária começou a sua vida como vila de pescadores e apesar de ainda brilhar com o seu antigo casario, tem hoje um jeito muito mais cosmopolita. Todas as casas e cafés, têm a porta pintada com cores quentes e brilhantes, possuindo muitos restaurantes de variados estilos pela rua que avança para a praça. É adorável explorar as suas ruas estreitas, que serpenteiam pelas encostas ao redor da praça.

Mais uma vez a caminho, passamos outra vez por Rapallo e seguimos viagem, encontrando no caminho para Leste, Sestri Levante, uma estância balnear e de inverno, definida sobre um promontório entre duas baías. Sestri Levante tem um passeio à beira-mar muito agradável, com amplas vistas sobre o Golfo de Rapallo ou Golfo Tigullio. Na ponta do promontório, encontram-se os Gualino Castelli, umas pequenas imitações de castelos medievais. Há também uma pista de caminhada no sul do cabo rochoso de Monte Castello.

A povoação seguinte é Chiavari, outra estância balnear, situada na foz do rio Entella. Chiavari tem uma bela rua cheia de palmeiras, uma Catedral de 1613, uma Torre de fortaleza de 1537 e o seu famoso mercado matinal, realizado na praça no centro da cidade.

Fonte: www.internationalyachtchartergroup.com / http://goitaly.about.com

Nenhum comentário: