Visita a Valencia - 1º Dia - Cidade das Artes e das Ciências - Parte II

A Cidade das Artes e das Ciências é o maior centro de lazer e cultura da Europa. Combina conteúdos de interesse científico e popular, com elementos de diversão para todo os tipo de pessoas. A entrada inclui: O Hemisférico, o Museu de Ciências Príncipe Felipe, o L'Umbracle, o Oceanográfico e o Palácio das Artes.

No início da nossa visita, começamos pelo Hemisferic, que ocupa uma área de 26.000m² aproximadamente e fica localizado entre o Museu de Ciências e o Palácio das Artes.

O Hemisferic é um edifício único, que representa a forma de um olho humano, e acolhe o único ecrã em Espanha onde os visitantes podem desfrutar de três tipos diferentes de espectáculos audiovisuais: O Hemisfério é um planetário com um cinema IMAX, cuja tela de projeção em forma de semi-círculo de 900 m2, é a cúpula do edifício, que tem um ângulo de 180º. Nele são projetados filmes científicos e documentários.

Dentro da área oval ou elíptica em redor da cúpula da sala de projeção, o cinema IMAX e o planetário estão protegidos pelo grande telhado do edifício. Em seu interior possui uma área de 1.200 m2 utilizáveis ​​como projeção de fundo ao ar livre, delimitada por portas laterais transparentes, uma característica móvel do edifício.

No exterior o Hemisféric, tem uma cúpula ovoide  e é formada por grandes lâminas teóricas, formadas por vigas metálicas que formam um caixão de 90 m de comprimento, que surgindo do nível da água envolvem a cúpula. Estas lâminas estão providas de enormes cancelas móveis como as pálpebras do olho, que abrem ou fecham. O movimento é obtido por meio de um sistema hidráulico, semelhante ao usado nos portões de garagem. Os espaços vazios das "costelas" entre a viga inferior e a sua imediata superior, servem como janelas envidraçadas executadas com vidro laminado.
Possui ainda uma sala para apresentações, conferências e simpósios, com uma capacidade de mais de 300 pessoas, que tem uma tela hemisférica de 24m de diâmetro.

Para quem quiser petiscar qualquer coisita, possui um café e um restaurante com capacidade para cerca de 100 pessoas. Na loja do Hemisfèric, os produtos estão relacionados com os temas dos filmes, como acontece com os relacionados com o seu planetário, como planetas, estrelas, galáxias e a astronomia em geral.
Santiago Calatrava não entende a arquitetura como algo estático. Procura o movimento nas suas construções, sendo esta uma das suas preocupações constantes. Assim, mais uma vez, ele utiliza o conceito de movimento e dinamismo nos seus projetos, dotando este edifício de uma característica marcante, utilizando cancelas curvas de aço e vidro movimentadas por um sistema hidráulico que, como “pálpebras”, abrem e fecham as laterais da cúpula complementando o efeito do “Olho que tudo vê”, simbolizando a Ciência e o Conhecimento.

O Umbracle é o pórtico de entrada da “Cidade das Artes e das Ciências”, colocado num ponto mais elevado. É uma estrutura de 300m de comprimento e 60 m de largura, formado por 55 arcos fixos e 54 arcos flutuantes com 18m de altura. Sob o Umbracle foi construído um jardim com plantas da região de Valencia, formando uma área de acesso público de 7.000m². No Umbracle também foram colocadas esculturas de artistas contemporâneos (como Yoko Ono, mais famosa por ser a viuva de John Lennon do que por suas esculturas), formando o “Passeio das Esculturas”.
O Palácio das Artes Rainha Sofia tem 4 salas de espetáculo que permitem uma multiciplidade de atividades, de óperas a espetáculos de dança contemporânea. A cobertura é a parte mais representativa do conjunto, pois além de sua rugosidade estrutural e geométrica, contém uma grande carga de expressividade e intenção plástica. Ela tem 230 m de comprimento e mais de 70 m de altura.

A Sala principal com capacidade para 1.700 pessoas, principalmente vocacionada para ópera, mas que pode ser convertida para dança e outras artes performativas. O Auditório está localizado acima do Hall Principal. Tem capacidade para 1.500 pessoas e as suas instalações incluem sistemas de som e de vídeo capazes de projetar telas de eventos que ocorrem em locais abaixo. É um local espetacular com múltiplos usos, desde concertos de música clássica, sendo usado ainda para comícios políticos. A Aula Magistral é outra sala que possui a capacidade para 400 pessoas e é usado para música de câmara, performances e conferências. O Martí i Soler Teatro foi construído abaixo da base da pluma do Palau e tem uma capacidade para 400 pessoas. É usado para produções teatrais e como centro de ensaios.
O Museu das Ciências Príncipe Felipe, foi concebido como um museu aberto e dinâmico onde o lema principal é “é proibido não tocar”. Ao longo dos seus 4.000 m² os visitantes passam pelas diferentes áreas que cobrem uma ampla gama de temas científicos, desde biologia e física até às mais avançadas tecnologias aplicadas à comunicação, construção, desporto, etc.

Depois de percorrermos os vários espaços ocupados pelos mais emblemáticos edifícios da Cidade das Artes e das Ciências, bebendo avidamente a sua beleza arquitetónica, pedalámos a caminho do Parque Oceanográfico, situado a este, para uma visita com maior cuidado e interesse.
Fonte: http://www.info-costablanca.com/ tp://www.destinosdeviagem.com/ http://www.engenium.net

Nenhum comentário: