A Cidade das Artes e das Ciências é o maior centro de lazer e cultura da Europa. Combina conteúdos de interesse científico e popular, com elementos de diversão para todo os tipo de pessoas. A entrada inclui: O Hemisférico, o Museu de Ciências Príncipe Felipe, o L'Umbracle, o Oceanográfico e o Palácio das Artes.
No início da nossa visita, começamos pelo Hemisferic, que ocupa uma área de 26.000m² aproximadamente e fica localizado entre o Museu de Ciências e o Palácio das Artes.
O Hemisferic é um edifício único, que representa a forma de um olho humano, e acolhe o único ecrã em Espanha onde os visitantes podem desfrutar de três tipos diferentes de espectáculos audiovisuais: O Hemisfério é um planetário com um cinema IMAX, cuja tela de projeção em forma de semi-círculo de 900 m2, é a cúpula do edifício, que tem um ângulo de 180º. Nele são projetados filmes científicos e documentários.
Dentro da área oval ou elíptica em redor da cúpula da sala de projeção, o cinema IMAX e o planetário estão protegidos pelo grande telhado do edifício. Em seu interior possui uma área de 1.200 m2 utilizáveis como projeção de fundo ao ar livre, delimitada por portas laterais transparentes, uma característica móvel do edifício.
No exterior o Hemisféric, tem uma cúpula ovoide e é formada por grandes lâminas teóricas, formadas por vigas metálicas que formam um caixão de 90 m de comprimento, que surgindo do nível da água envolvem a cúpula. Estas lâminas estão providas de enormes cancelas móveis como as pálpebras do olho, que abrem ou fecham. O movimento é obtido por meio de um sistema hidráulico, semelhante ao usado nos portões de garagem. Os espaços vazios das "costelas" entre a viga inferior e a sua imediata superior, servem como janelas envidraçadas executadas com vidro laminado.
Possui ainda uma sala para apresentações, conferências e simpósios, com uma capacidade de mais de 300 pessoas, que tem uma tela hemisférica de 24m de diâmetro.
Para quem quiser petiscar qualquer coisita, possui um café e um restaurante com capacidade para cerca de 100 pessoas. Na loja do Hemisfèric, os produtos estão relacionados com os temas dos filmes, como acontece com os relacionados com o seu planetário, como planetas, estrelas, galáxias e a astronomia em geral.
Santiago Calatrava não
entende a arquitetura como algo estático. Procura o movimento nas suas construções,
sendo esta uma das suas preocupações constantes. Assim, mais uma vez, ele
utiliza o conceito de movimento e dinamismo nos seus projetos, dotando este
edifício de uma característica marcante, utilizando cancelas curvas de aço e
vidro movimentadas por um sistema hidráulico que, como “pálpebras”, abrem e
fecham as laterais da cúpula complementando o efeito do “Olho que tudo vê”,
simbolizando a Ciência e o Conhecimento.
O Umbracle é o pórtico de entrada da “Cidade das Artes e das Ciências”, colocado num ponto mais elevado. É uma estrutura de 300m de comprimento e 60 m de largura, formado por 55 arcos fixos e 54 arcos flutuantes com 18m de altura. Sob o Umbracle foi construído um jardim com plantas da região de Valencia, formando uma área de acesso público de 7.000m². No Umbracle também foram colocadas esculturas de artistas contemporâneos (como Yoko Ono, mais famosa por ser a viuva de John Lennon do que por suas esculturas), formando o “Passeio das Esculturas”.
O Palácio das Artes Rainha Sofia tem 4 salas de espetáculo que permitem uma
multiciplidade de atividades, de óperas a espetáculos de dança contemporânea. A
cobertura é a parte mais representativa do conjunto, pois além de sua
rugosidade estrutural e geométrica, contém uma grande carga de expressividade e
intenção plástica. Ela tem 230 m de comprimento e mais de 70 m de altura.
A Sala principal com capacidade para 1.700 pessoas, principalmente vocacionada para ópera, mas que pode ser convertida para dança e outras artes performativas. O Auditório está localizado acima do Hall Principal. Tem capacidade para 1.500 pessoas e as suas instalações incluem sistemas de som e de vídeo capazes de projetar telas de eventos que ocorrem em locais abaixo. É um local espetacular com múltiplos usos, desde concertos de música clássica, sendo usado ainda para comícios políticos. A Aula Magistral é outra sala que possui a capacidade para 400 pessoas e é usado para música de câmara, performances e conferências. O Martí i Soler Teatro foi construído abaixo da base da pluma do Palau e tem uma capacidade para 400 pessoas. É usado para produções teatrais e como centro de ensaios.
O
Museu das Ciências Príncipe Felipe, foi concebido como um museu aberto e
dinâmico onde o lema principal é “é proibido não tocar”. Ao longo dos seus 4.000
m² os visitantes passam pelas diferentes áreas que cobrem uma ampla gama de temas
científicos, desde biologia e física até às mais avançadas tecnologias aplicadas
à comunicação, construção, desporto, etc.
Depois de percorrermos os vários espaços ocupados pelos mais emblemáticos edifícios da Cidade das Artes e das Ciências, bebendo avidamente a sua beleza arquitetónica, pedalámos a caminho do Parque Oceanográfico, situado a este, para uma visita com maior cuidado e interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário