Visita a Valencia - 2º Dia - Parte II

Depois da visita ao Mercado Central de Valencia foi feita uma paragem para o almoço numa pequena esplanada do Bar de la Lonja, um pequeno café/restaurante, situado na Plaza del Mercado.
O que deu o nome a este pequeno bar foi a proximidade da La Lonja de la Seda de Valencia, que se encontra à sua frente. La Lonja é um belo edifício de cor ocre e uma obra-prima do gótico civil, onde outrora no rés-do-chão se fazia o mercado do peixe.

La Lonja encontra-se localizada no início da Praça do Mercado, no nº 31, em frente à Igreja de São João. Por ser considerado um edifício histórico do séc. XV, da Idade do Ouro de Valencia, quando foi alcançado um desenvolvimento social de grande prestígio pela burguesia Valencia.
Caminha-se agora em direção à Plaza del Ayuntamiento, deixando para trás a Plaza del Mercado. Ao virar da esquina do mercado, vê-se ao longe do lado direito a fachada simples de Igreja de Santos Juanes.

A Igreja de Santos Juanes, também conhecida como Igreja de San Juan del Mercado em frente da Lonja de la Seda, o antigo Mercado da Seda e ao lado o Mercado Central, construído sobre a antiga mesquita em 1240.
É uma igreja originalmente gótica, mas que adquiriu características barrocas, quando foi reconstruída no XIV e XVI, devido a incêndios. Do lado de frente para a Plaza do Mercado fica uma escultura central de Nossa Senhora do Rosário e acima, vê-se a torre do relógio.

Mais à frente e numa estreita rua direita que desce levemente, encontra-se a Plaza Redona, uma típica e surpreendente praça valenciana, onde podemos encontrar muitas lojinhas de artesanato.
A Plaza Redona (Praça Redonda) é um daqueles cantinhos de Valencia que têm um charme especial e é por isso muito apreciada pelos turistas, visitantes e residentes. Também chamada de El Clot (o buraco) pelos moradores, é uma praça térrea, perfeitamente circular e formada por prédios com três pisos de habitação, construídos em círculo, com lojas de comércio no piso térreo. Foi construída no primeiro terço do século XIX, mantendo ainda hoje o seu sabor tradicional. Foi concebida com grande sentido comercial e ali podem ser comprados, bordados, têxteis, cerâmicas de Valencia, artigos de retrosaria… No centro da praceta destaca-se uma fonte instalada em 1850.

Deixa-se a Plaza Redona e caminha-se para a Plaza del Ayuntamiento que se encontra logo ao virar da esquina com o Carrer de San Vicente Mártir. Nas imediações encontram-se muitos restaurantes e bares de pinchos.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.comarcarural.com

Nenhum comentário: