Visita a Valencia - 1º Dia - Parte IV

Depois da visita ao L'Oceanogràfic e mais uma vez de bicicleta fomos dar mais um passeio pela Cidade das Artes e das Ciências, antes de nos encaminharmos para a zona mais antiga de Valencia.
O caminho de volta fez-se pelo Jardim del Túria, situado no antigo leito do rio Túria, que foi construído quando se desviou o rio do seu curso natural, e se reutilizou o seu espaço como área lúdica, é nos dias de hoje o maior parque da cidade.

O Parque Jardín del Turia é um grande parque linear que corta a cidade de Valencia. O rio Turia, que outrora cruzava a cidade, era um filete de água que cruzava um largo canal de cimento no centro da cidade, como qualquer outro rio europeu. Depois de uma grande inundação gigantesca em 1957, em que muita gente morreu e muito se perdeu, optou-se por desviar o rio antes que ele chegasse a malha urbana valenciana. Agora o rio Turia passa um pouco mais ao sul da cidade, de novo por um canal de cimento, mas agora com a localização apropriada para que não cause danos à cidade.

Valencia, também conhecida como la ciudad de las flores” (a cidade das flores), conta com muitos parques e zonas ajardinadas, mas o Jardín del Turia (conhecido como el Rio) de mais de 6,5 km de espaços verdes é o maior deles. Projetado por Ricardo Bofil, foi apelidado de Rio Cultural, pois ao longo de suas “margens” há uma infinidade de atividades e centros culturais, a começar pelo Zoológico que está numa de suas extremidades, passando pelo Jardim Botânico, Palau de la Música, Cidade das Artes e das Ciências, Oceanogràfic (o maior da Europa) e terminando na zona portuária, onde desagua o rio Turia.

É ali que encontramos muitas atividades de lazer e desportivas, como campos de ténis, rampas para skate, parques infantis, pistas de caminhada, ciclovias, mas também uma infinidade de áreas de estar com fontes e muitas árvores, arbustos, palmeiras e canteiros floridos plantados ao longo de quase 10km.

Além de tudo isto, o grande destaque vai para o Parque Gulliver, no meio do Jardín del Turia. É um parque infantil temático inspirado no romance infantil do escritor irlandês Jonathan Swift, um clássico da literatura inglesa. Baseado na história "As Viagens de Gulliver", este parque é realizado com a figura gigante de Gulliver deitado no chão, e amarrado com cordas. Na realidade é um enorme e multiplo escorrega, onde as crianças podem subir e descer brincando em redor de Gulliver, tal como fariam os liliputianos no conto de Swift.

Esta escultura monumental de Gulliver, tem 70 metros e pode ser escalado pelas crianças através de rampas ou escadas.  O parque Gulliver tem acesso através da Puente del Ángel Custodio e foi encomendado em 1990 pela cidade de Valencia ao arquiteto Rafael Rivera e ao artista Manolo Martín, sendo o desenho de Llobell Sento.
Fonte: Wikipédia.org / http://biolino.blogspot.com/ http://www.web-valencia.com/

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, usei suas fotos do parque linear Madrid Rio no meu projeto de mestrado e preciso fazer a citação correta.
Gostaria de saber seu nome completo e a data da publicação